7 cuidados para voltar a academia depois da Covid: como retornar para a atividade física sem riscos

Sumário

Após meses com as portas fechadas, as academias e os espaços fitness começam um gradativo processo de reabertura, já que muitas cidades se encontram na fase amarela do combate ao novo coronavírus, de acordo com o Plano SP, bem como outros programas de retomada em todo o país.

No entanto, é fundamental adotar inúmeros cuidados para voltar a academia depois da Covid, visto que mesmo com a progressão dos tratamentos e avanço da investida contra o vírus, é preciso adotar certas atitudes para evitar o contágio.

De acordo com vários decretos municipais, um dos principais cuidados para voltar a academia depois da Covid é operar com até 30% da capacidade total e manter o funcionamento por 6 horas ao dia. Os exercícios também precisam ser agendados e realizados individualmente.

No artigo de hoje, conheça 7 cuidados para voltar a academia depois da Covid e saiba como retornar à atividade física sem correr riscos. Acompanhe a leitura!

1 – Use máscaras durante a atividade física quando voltar a academia

Um dos principais cuidados para voltar a academia depois da Covid é manter o uso de máscaras durante a atividade física. Além de ser uma medida obrigatória, conforme os decretos municipais e estaduais, o acessório é capaz de reduzir os riscos de infecções.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, as máscaras são cruciais para evitar a “segunda onda” de contaminações pelo novo coronavírus.

Ainda assim, há quem diga que o uso de máscara não é um dos cuidados para voltar a academia depois da Covid, especialmente por conta da dificuldade de respiração durante os treinos. Mas, é preciso ressaltar que o momento é de adaptação.

A máscara é um dos principais cuidados para voltar a academia depois da Covid porque ela reduz o contágio por via aerógina (pelo ar). Quando praticamos qualquer atividade física, há uma liberação mais intensa de gotículas no ambiente, que podem ser expelidas e inaladas pelas pessoas que não estão usando máscara.

Portanto, não tem jeito: use máscara na sua academia!

2 – Limpe os aparelhos tomando os cuidados necessários

Entre os cuidados para voltar a academia depois da Covid, destaca-se a higienização dos aparelhos de treinos antes e depois da atividade física.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Setor de Saneantes do Departamento de Microbiologia do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), a limpeza e a desinfecção correta dos utensílios e dos ambientes é a melhor forma de prevenção contra o coronavírus.

Por isso, os cuidados para voltar a academia depois da Covid incluem a higienização dos equipamentos com álcool 70% e, de preferência, com o uso de panos descartáveis.

Caso a academia não disponibilize os acessórios adequados para a limpeza, recomenda-se que o praticante leve o seu próprio álcool em gel e panos que devem ser corretamente descartados ou lavados após o uso.

3 – Para diminuir os riscos de contaminação, não reveze os aparelhos

Esse é um dos cuidados para voltar a academia depois da Covid-19 mais importantes. O revezamento de aparelhos já é algo muito normal nas academias. Quem tem o hábito de frequentar esses espaços, provavelmente dividiu um equipamento com um amigo ou conhecido, especialmente nos dias mais lotados.

Entretanto, reforçamos que os cuidados para voltar a academia depois da Covid-19 são indispensáveis e o momento é de adaptação. Por esse motivo, evite revezar os aparelhos, para não ter riscos de contaminação pelas gotículas de suor.

Em caso de esportes como lutas, a recomendação é não compartilhar objetos de uso pessoal, como as joelheiras, capacetes e luvas. Outros acessórios, como garrafas de água, também não devem ser divididos, partilhados ou emprestados.

4 – Use itens de proteção para evitar riscos

A academia também precisa se adaptar para oferecer os cuidados necessários e, consequentemente, um ambiente mais seguro aos seus alunos para evitar lesões que levam pessoas aos prontos-socorros e médicos ( algo que aumenta as chances de contaminação).

Por esse motivo, entre os cuidados para voltar a academia depois da Covid, destacam-se a remodelação dos ambientes de treino. Os proprietários podem investir em piso de borracha reciclado, por exemplo, um dos melhores revestimentos contra lesões.

5 – Mantenha o distanciamento durante a atividade física

Mesmo operando com 30% da capacidade, é preciso manter um certo distanciamento dos praticantes durante a atividade física. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é ter ao menos 1,5 metros de distância entre cada pessoa.

Para melhores cuidados para voltar a academia depois da Covid, vale a pena adaptar o seu treino quando tiver mais de uma pessoa no mesmo espaço que você.

Até em ambientes abertos, como os parques públicos e nas ruas, a recomendação é manter o distanciamento durante a atividade física, seja ela uma simples caminhada, corrida ou um treino ao ar livre.

6 – Pegue leve quando voltar a frequentar a academia

Os cuidados para voltar a academia depois da Covid vão além das iniciativas de higienização para evitar os riscos de contágio, mas também envolvem uma adaptação dos treinos – ainda mais para quem ficou muito tempo parado na quarentena.

A dica é voltar a frequentar as academias e aumentar gradativamente a intensidade da atividade física. Isso diminui os riscos de lesões e outros processos inflamatórios no corpo, que podem causar dores e acidentes.

O ideal é sempre manter o corpo ativo, mesmo durante o isolamento social. Esse é um dos cuidados necessários para a qualidade de vida!

+ LEIA MAIS: CrossFit a distância: exercícios e aulas online para o seu treino!

+ LEIA MAIS: CrossFit em casa: plano de treino e exercícios para emagrecer

7 – Aumente os cuidados necessários com uso de luvas

Para quem quer aumentar os cuidados para voltar a academia depois da Covid, uma das recomendações é o uso de luvas descartáveis durante o treino. Elas evitam a contaminação por contágio, tornando a reabertura dos espaços fitness muito mais segura e eficaz.

Vale lembrar da importância de avaliar o seu estado de saúde antes de sair de casa, afinal de contas, entre os cuidados para voltar a academia depois da Covid-19, destaca-se a atenção com o seu bem-estar e do próximo. Por isso, caso esteja sentindo alguns dos sintomas do vírus, permaneça em isolamento social.

E aí, você já está pronto para voltar aos treinos? Acompanhe mais dicas de cuidados para voltar a academia depois da Covid em nosso blog!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp