Cola para piso de borracha – Saiba como colocar em concreto a melhor cola PU

Instalando piso de borracha
Sumário

A cola para piso de borracha tornou-se um produto indispensável para quem deseja uma instalação segura e prática dos revestimentos emborrachados.

Desenvolvida para a colagem de placas de piso de borracha, principalmente de pneu reciclado, a cola PU é facilmente aplicada em contrapiso de cimento, dispensando a necessidade de mão de obra especializada para o serviço.

Por esse motivo, a cola para piso de borracha é fundamental para quem deseja ter a melhor qualidade de aderência em piso emborrachado.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre o produto? Continue com a gente e conheça todas as características da cola para piso de borracha!

Características da cola para piso de borracha: por que a cola PU é a melhor para o piso emborrachado

O piso emborrachado é visto como um dos revestimentos mais vantajosos do mercado, especialmente para espaços fitness, como academias, boxes de CrossFit e salas de ginástica. Isso porque o material tem ótima absorção de impacto, colaborando para evitar lesões musculares e reduzir os acidentes envolvendo quedas.

Devido a isso, o piso emborrachado aparece como uma ótima solução para playgrounds e escolas, seguindo as recomendações da ABNT NBR 16071-3:2012 Playgrounds – Parte 3: Requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto.

No entanto, mesmo com a popularidade do piso emborrachado, muitas pessoas têm dúvidas de como proceder com a sua instalação. Por causa disso, separamos algumas dicas de como realizar a aplicação do revestimento com a cola para piso de borracha.

Cola PU 041 e 051

Cola para piso de borracha da Rubber Pisos: a cola PU 041 e 051

A cola para piso de borracha da Rubber Pisos pode ser encontrada em dois modelos: a cola PU 041 e 051. A primeira é voltada para a colagem de placas de piso emborrachado em contrapiso de cimento, enquanto a 051 também pode ser aplicada em madeira e colagem em superfícies verticais.

Independentemente do modelo, a Rubber Pisos desenvolve a melhor cola para piso de borracha, a partir de adesivo bi componente à base de poliuretano.

As vantagens da melhor cola para piso de borracha

A cola para piso de borracha é especialmente fabricada para a colagem de placa de piso emborrachado ecológico em contrapiso de cimento, com uma superfície lisa, dura e não porosa. Entre as principais propriedades da cola PU, destacam-se:

  • Impermeabilidade: diferentemente de outros tipos de cola para piso de borracha, o produto da Rubber Pisos tem alta resistência à umidade;
  • Dureza mecânica: a cola para piso de borracha é capaz de resistir a intensos esforços de tração;
  • Rapidez de cura: por ser de bi componente, o seu processo de secagem é muito rápido, em comparação com outros produtos de colagem;
  • Não é inflamável.

Além disso, a cola para piso de borracha da Rubber Pisos é certificada como produto químico não classificado como perigoso, segundo a ABNT NBR 14725-2.

Como colocar em concreto a cola para piso de borracha: veja o passo a passo!

Por ser desenvolvida com bi componente, o processo de mistura da cola para piso de borracha requer atenção redobrada. Por isso, recomendamos sempre seguir as instruções do manual de instalação do fabricante.

Sendo assim, separamos um tutorial de como colar em concreto a cola para piso de borracha. Confira!

Como colocar em concreto a cola para piso de borracha

Instruções de uso para aplicação da cola para piso de borracha

Antes de mais nada, certifique-se de usar luvas de látex para iniciar a instalação do piso emborrachado com a cola PU.

Lembre-se de limpar o contrapiso, deixando-o isento de pó e outros resíduos. Não é recomendável instalar o revestimento em dias chuvosos ou na presença de umidade, pois a água altera as propriedades de aderência da cola para piso de borracha.

Depois de se atentar a esses procedimentos, siga o passo a passo:

  1. Adicione todo o conteúdo da embalagem do componente B com o componente A, presentes na cola para piso de borracha (a quantidade disponível é de 4.400 kg do componente A + 0,600 kg do componente B);
  2. Misture os produtos com auxílio de uma furadeira ou agitador, até o conteúdo ficar homogêneo;
  3. Aplique o produto contra o piso e espalhe a cola para piso de borracha com a ajuda de uma espátula, utilizando uma quantidade suficiente de produto para cobrir todo o contrapiso;
  4. Coloque o piso emborrachado sobre a cola PU e espere até 24 horas, que é o tempo mínimo de cura da cola para piso de borracha.

Pronto! Você acabou de fazer a instalação do seu revestimento com a cola para piso de borracha. Simples, não?

E como tirar bolhas após a colagem do piso emborrachado?

Na instalação dos pisos emborrachados não ocorre o aparecimento de bolhas, visto que essa é uma característica própria do processo de colagem em materiais extrafinos. Assim, devido à espessura do piso emborrachado, não é preciso se preocupar em como tirar bolhas do revestimento.

As vantagens da melhor cola para piso de borracha

Cola para piso de borracha x cola de contato: qual a diferença?

Muitas pessoas tendem a confundir a cola PU com a cola de contato. Isso é muito comum, visto que ambas são usadas para a colagem de revestimentos e pisos emborrachados.

Entretanto, a cola de contato é uma espécie de adesivo, feito com base de solvente, enquanto a cola PU é a base de água. Justamente por isso, o produto de bi componente não é inflamável, enquanto há alto risco de inflamabilidade com cola de contato.

+ LEIA MAIS: Quanto custa montar uma academia? Veja se vale a pena investir e qual é o lucro de uma academia!

Além disso, diferentemente da cola para piso de borracha de PU, a cola de contato tem baixa resistência às intempéries, principalmente para a instalação de revestimentos em áreas externas.

Vale ressaltar a questão do preço da cola para piso de borracha. Em termos de custo-benefício, a cola PU também apresenta vantagens em relação à cola de contato, visto que o bi componente tem maior durabilidade.

Por causa disso, a cola para piso de borracha de bi componente, isto é, a cola PU, é considerada a melhor opção para os procedimentos de colagem de piso emborrachado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp