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Como manter o ritmo dos treinos no final de ano

Como manter o ritmo dos treinos no final de ano

Final de ano, festas, muita comida e aquela vontade de descansar. Não há período do ano como dezembro e janeiro. Ao mesmo tempo que estejamos animados para começar o ano seguinte, queremos descansar e curtir.

Por isso, é comum que muitas pessoas enfrentem dificuldades em manter o foco nos treinos, o que é completamente normal, afinal, descansar e aproveitar as festas são comportamentos extremamente necessários para o nosso bem-estar físico e emocional.

Até aqui, estamos partindo do pressuposto de que você passou boa parte do ano focado nos exercícios. Porém, caso você tenha decido começar os treinos próximo dessa data, talvez os desafios de manter o foco sejam ainda maiores, mas não impossíveis.

E pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas que podem te ajudar bastante a encerrar e começar o novo ano com aquela energia. Confira.

Faça exercícios no horário em que você se sente com mais disposição

Sabe qual é o melhor período para você treinar? Aquele em que você se sente mais animado. Cada período do dia tem suas vantagens e desvantagens na hora de treinar, cabe a você verificar qual momento você se adapta melhor, qual está mais alinhado com os seus objetivos, sentir em qual período você sente maior aproveitamento e qual se encaixa melhor em sua rotina, pois a frequência é a chave para os resultados.

Mas treinar de noite pode prejudicar o sono?

Essa é uma dúvida muito recorrente e importante, afinal, uma boa-noite de sono pode ajudar a manter uma boa memória, auxiliar no controle e combate de doenças cardiovasculares e melhora em nosso desempenho físico.

Caso você opte por fazer treinos noturnos, você deve adequar o horário e tipo do treino ao horário em que você costuma dormir. Em uma matéria de 2015 para a revista Época, Marcio Atalla, autor do livro “Sua Vida em Movimento” diz que treinos intensos até quatro horas antes do momento de dormir pode prejudicar o sono, uma vez que, o corpo fica agitado e não consegue se manter na fase conhecida como REM, em que caímos em sono profundo.

Portanto, os exercícios realizados a noite devem ser menos pesados. Em entrevista à Rádio CBN, no ano de 2020, Atalla disse que, para o período noturno, o ideal é que as atividades físicas sejam de leves a moderadas e com duração de 30 a 40 minutos, pois nesse caso, além de fazer bem para o corpo, pode até ajudar a pessoa a relaxar e dormir.

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Relembre as metas alcançadas

Que tal uma pequena retrospectiva? Mesmo que você tenha começado a treinar a pouco tempo, provavelmente você já sentiu alguns dos benefícios que as atividades físicas podem trazer ao nosso corpo, como: melhora na disposição, aumento do condicionamento físico e da sensação de bem-estar.

Mesmo que essas não sejam as suas metas principais, elas já são um indicativo de progresso e você pode interpretá-las como os primeiros passos para que você atinja metas maiores.

Lembre-se: um prédio é construído por pequenos tijolos antes de se tornar um prédio. Ou seja, cada conquista, por menor que seja, contribui para um avanço maior.

Esse pensamento pode ser usado para que você tenha ainda mais vontade de se exercitar e, consequentemente, melhorar o seu foco nos treinos de final de ano.

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Faça planos para o próximo ano

Em dezembro, é muito comum que já comecemos a traçar novos planos para o ano seguinte. Nisso, muitas pessoas falam em começar a academia e focar nos exercícios, mas que tal já planejar como isso será feito?

Com ajuda de um personal trainer, você pode dar uma revisada nas metas que você deseja alcançar com as atividades física, para que que o profissional já monte um treino específico para o que você gostaria de trabalhar.

Isso te coloca um passo mais a frente na realização dos seus planos. Ao ver que as metas estão saindo do campo das ideias e vindo para o mundo real, você se sente mais produtivo(a).

Além disso, com ajuda do plano de treino, você consegue ter uma noção do quão próximas as suas metas estão de você. Ao entendê-las e ver o quão realistas elas são, você se sente mais animado(a) e com mais disposição para treinar.

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E se eu quiser treinar em casa?

Mesmo treinando em casa, ainda sim é necessário o acompanhamento de um educador físico, para que você tenha certeza não só de que irá alcançar os seus objetivos, mas também, que a sua saúde será mantida.

Além disso, é necessário um espaço próprio para que você faça os exercícios em segurança. Então, além do plano de treino, peça algumas dicas ao personal do que comprar para a sua academia em casa ou Home Box.

Mas não foque apenas nos equipamentos e acessórios, lembre-se da proteção. A Rubber Pisos trabalha com pisos emborrachados para absorção de impacto feitos a partir da reciclagem de pneus emborrachados. Eles são pensados para garantir a sua segurança nos treinos.

Além dessa vantagem, que já ótima, as placas emborrachadas ainda permitem uma conservação maior dos equipamentos, por eles sofrerem menos atrito caso aconteça alguma queda.

Portanto, não tenha dúvidas. Ao pensar na qualidade dos seus treinos para o próximo ano, pense também na qualidade dos materiais que você vai obter e na sua segurança. Para mais informações, clique aqui e entre em contato conosco. Boas festas!

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