Como montar um playground completo e seguro: passo a passo para construir um parquinho infantil

Sumário

Saber como montar um playground completo e seguro não é tão simples quanto parece. Até porque, é preciso considerar inúmeros fatores que podem prejudicar a proteção do parquinho. Além disso, há normas técnicas específicas para iniciar o projeto.

Mas, seguindo todas as recomendações de como montar um playground completo e seguro, as crianças podem aproveitar muito mais o dia de brincadeiras e os pais e/ou responsáveis podem ficar muito mais tranquilos.

No artigo de hoje, conheça o passo a passo de como montar um playground completo e seguro. Acompanhe a leitura!

5 dicas de como montar um playground completo e seguro para o lazer das crianças

Muitas coisas devem estar passando pela sua cabeça quando você pensa na elaboração de projeto do seu parquinho. Para saber como montar um playground completo e seguro, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

1 – Projeto para parquinho dentro das normas de segurança

Para saber como montar um playground completo e seguro, o primeiro passo é conhecer a NBR 16071, a norma de segurança que estabelece as principais recomendações para aplicar revestimento no parquinho contra quedas.

De acordo com a regulamentação, os parquinhos que têm possibilidade de quedas a partir de 60cm, precisam usar materiais capazes de minimizar as consequências desses impactos. Um exemplo desse tipo de material é o piso de borracha reciclada.

Mesmo para locais com brinquedos de altura menor que 60cm, o ideal é seguir a mesma recomendação. Até porque, se o intuito é saber como montar um playground completo e seguro, vale a pena seguir o que diz a norma de segurança.

Com o piso de borracha reciclada, além de amortecer possíveis quedas, é possível ter um espaço antiderrapante e que reduz lesões.

2 – Escolha o local ideal para o projeto do parquinho

Algo que gera bastante dúvida na hora de saber como montar um playground completo e seguro é a escolha do local de instalação dos brinquedos.

É necessário encontrar um espaço amplo, com facilidade de acesso e que oferece uma boa visibilidade aos pais e/ou responsáveis. Desse modo, é possível observar as crianças enquanto elas brincam, garantindo ainda mais segurança aos pequenos.

Fora isso, ainda é preciso levar em consideração a proteção das crianças contra os perigos de uma rua movimentada, como pessoas estranhas e carros.

Uma dica de como montar um playground completo e seguro é dar preferência para bairros residenciais ou dentro de condomínios fechados.

No caso das escolas, a recomendação é escolher um espaço de fácil acesso para as crianças.

3 – De preferência para brinquedos de madeira

Os brinquedos de madeira são muito mais seguros que outros equipamentos, como os de plástico. Isso deve-se à própria característica da madeira, que é um material extremamente resistente e durável.

Para quem deseja saber como montar um playground completo e seguro, as dicas são: verificar em fornecedores de brinquedos de madeira e também avaliar a idade das crianças que irão frequentar o parquinho.

Afinal de contas, existem brinquedos recomendados para uma certa idade, enquanto outros são permitidos apenas para crianças mais velhas (justamente por questões de segurança).

Para as crianças até 10 anos de idade, algumas opções de brinquedo são:

  • Escorregador;
  • Balanços;
  • Gangorras;
  • Casinhas;
  • Entre outros.

Se pessoas de todas as idades vão frequentar o local, a melhor maneira para saber como montar um playground completo e seguro é identificar os brinquedos, de acordo com a faixa etária de uso.

+ LEIA MAIS: Segurança vem primeiro: por que aplicar pisos de borracha no playground?

+ LEIA MAIS: Piso de pneu reciclado – O revestimento ecológico para playgrounds e academias

4 – Use sempre areia filtrada para o lazer das crianças no parquinho

Aprender a  montar um playground completo e seguro vai além de instalar revestimentos de segurança, pisos de borracha reciclada e brinquedos de madeira. Também é importante levar em conta outros elementos que compõem um parquinho, como a areia.

É importante que a areia seja devidamente filtrada, livre de qualquer resíduo ou sujeira. Isso assegura a proteção das crianças contra bactérias, fungos e animais peçonhentos.

Inclusive, uma infecção muito comum em crianças que frequentam espaços com areia suja é o famoso “bicho geográfico (Larva migrans cutânea). Em cerca de 75% das vezes, o parasita aparece nos membros inferiores das crianças, mas em infecções mais graves, eles podem acometer os antebraços e tronco.

Embora o tratamento seja muito simples e eficaz, para saber como montar um playground completo e seguro, é necessário levar esses aspectos em consideração, uma vez que a doença pode ser uma verdadeira “dor de cabeça” para as crianças, pais e/ou responsáveis.

5 – Fique de olho nas intempéries na elaboração do projeto

Os parquinhos à céu aberto são os queridinhos das crianças. No entanto, nem sempre essa é a melhor opção para quem deseja saber como montar um playground completo e seguro.

Isso porque os parques abertos são mais suscetíveis às intempéries, como chuva, ventos fortes e alta radiação solar. Ou seja, as crianças podem sofrer com a desidratação, insolação e outras doenças ocasionadas pelo excesso de Sol ou exposição ao frio.

Além do mais, as intempéries podem danificar os brinquedos, comprometendo a durabilidade dos equipamentos, mesmo os de madeira.

+ LEIA MAIS: Como garantir a segurança das crianças no playground

Como montar um playground completo e seguro: quanto custa o projeto?

É difícil saber ao certo quanto custa montar um playground completo e seguro. Afinal de contas, cada projeto possui a sua especificação, sendo necessário considerar fatores como: o tamanho do parquinho, a quantidade de brinquedos, o local de instalação, etc.

No entanto, é preciso considerar um investimento inicial satisfatório, ainda mais para quem está aprendendo como montar um playground completo e seguro. Os gastos também envolvem um projeto de construção, visto que em muitos casos, é preciso adaptar todo o local do parquinho.

Vale ressaltar que todo o investimento em segurança vale a pena, uma vez que a intenção é ter um local adaptado para as crianças, possibilitando o lazer, a diversão e a tranquilidade para os pais e/ou responsáveis.

Ou seja, é o velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”. Portanto, nada melhor que começar um bom investimento e saber muito bem como montar um playground completo e seguro para as crianças.

Quer saber como montar um playground completo e seguro com os pisos de borracha da Rubber? Entre em contato conosco e faça um orçamento para o projeto do seu parquinho!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp