Passo a passo de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado

Sumário

Muitas pessoas buscam dicas de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado, ainda mais depois de adquirir o revestimento para instalar em área externa, em academia ou playground.

Quanto a isso, não há muito segredo, pois o material para instalação é basicamente cola. No entanto, seguir algumas dicas ajudam bastante a evitar qualquer risco que possa comprometer tanto a qualidade da aplicação quanto o uso do seu piso de pneu emborrachado.

No artigo de hoje, conheça o passo a passo de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado e ter um revestimento com garantia e ótima aparência. Acompanhe a leitura!

Dicas para instalar o revestimento: saiba como preparar o contrapiso para aplicação da piso emborrachado

1 – Fazer a preparação do terreno

O primeiro passo de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado é iniciar com a preparação da superfície onde irá ocorrer a instalação do revestimento. É fundamental que o terreno esteja solo e totalmente nivelado.

Além do mais, o contrapiso deve estar seco e limpo, já que a presença de umidade pode comprometer a aderência da cola. Por isso, certifique-se previamente das condições de limpeza, antes de continuar as etapas de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado.

Uma informação interessante é que o piso de pneu emborrachado pode ser aplicado até mesmo em terrenos inclinados, servindo para a criação de rampas. Neste caso, basta fazer a nivelação correta do solo, bem como a instalação do revestimento nas áreas laterais do solo.

2 – Preparar o contrapiso em concreto

Saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha exige a preparação do revestimento para receber o material emborrachado. Após a limpeza e o nivelamento, é necessário verificar se há alguma rachadura.

Em caso afirmativo, é preciso fazer o conserto das fendas antes de aplicar o piso. O processo é bastante simples, feito em concreto.

Posteriormente, faça o travamento das laterais, também em concreto, para garantir que o piso de borracha não sofrerá quaisquer deslocamentos.

3 – Usar a cola para aderência do revestimento

 

Instalação de Piso de Borracha

Agora, chegou o momento de aplicar a cola. O ideal é usar a cola PU bi componente, que é especialmente fabricada para a colagem de piso de borracha ecológica feita de pneu reciclado.

Para saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, a dica é fazer a leitura do manual da Rubber, que ensina o passo a passo de como usar o produto corretamente, evitando problemas com a aderência.

4 – Colocar o revestimento alinhado

Finalmente, coloque o piso de borracha reciclada no contrapiso, alinhando o revestimento da melhor forma possível. Vale dizer que a instalação do material pode ser feita em vários lugares, como em academia, em área externa, até mesmo em playground.

No entanto, para aplicação em playground, para saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, é necessário seguir as recomendações da ABNT NBR 16071-3:2012, que versa sobre os requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto.

Após todo esse processo, você terá um piso de alta qualidade, impermeável e atóxico, pronto para ser usado por todos!

Saiba como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha com a cola da Rubber

Antes de saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha é necessário conhecer as especificações da cola PU.

Por ser feita com bi componente, a mistura do material deve ser feita com cuidado. O ideal é sempre seguir o manual do fabricante e usar equipamentos de proteção individual (EPIs), especialmente luvas.

A seguir, confira algumas dicas de como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha com a cola PU.

Tutorial para instalação do piso de borracha com cola PU

Cola PU para Piso emborrachado - Rubber Pisos

Depois de nivelar e retirar os resíduos do contrapiso, você já pode começar a aplicação da cola PU no revestimento. Para isso, siga o tutorial abaixo:

  1. Adicione todo o conteúdo da embalagem, incluindo o componente B e o componente A (quantidade de 0,600 kg e 4.400 kg, respectivamente);
  2. Faça a mistura dos materiais, com uma furadeira ou agitador, até obter um material totalmente homogêneo;
  3. Aplique o produto e espalhe por todo o revestimento com o auxílio de uma espátula;
  4. Cubra todo o contrapiso;
  5. Espere até 24 horas, que é o tempo mínimo de cura.

Por fim, basta alinhar o piso emborrachado e está pronto! Agora você já sabe como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha. Mas atenção: a cola possuí um tempo de utilização de 40 a 70 minutos após a mistura. Depois disso, ela fica completamente dura e você corre o risco de perder o produto.

Cuidados com o revestimento: o que fazer depois de aprender como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha

Revestimento ecológico para playgrounds e academias

Depois de instalar o revestimento emborrachado, é necessário tomar os devidos cuidados para evitar a saída da cola ou até mesmo comprometer a borracha.

Em geral, os cuidados são bem fáceis, assim como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha. Além disso, manter a qualidade do revestimento é uma forma de assegurar a proteção e absorção de impacto.

Para a limpeza do piso de borracha, é preciso usar uma vassoura de cerdas macias, água, produtos não abrasivos (detergente neutro) e um rodo. Não use cloro ativo ou ácido, pois essas substâncias podem comprometer o revestimento, causando danos à borracha.

O primeiro passo é tirar o excesso de resíduos e poeira, com a ajuda da vassoura. Depois, use o detergente para tirar o encardido do revestimento. Esfregue de forma suave, para evitar qualquer dano ao material.

Por fim, seque o piso de borracha o quanto antes, ainda mais se o revestimento estiver instalado em um local com grande fluxo de pessoas.

+ LEIA MAIS: As principais aplicações dos pisos emborrachados

Quais as vantagens de saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha em academia e em área externa?

Quando você aprende a como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, fica muito mais fácil escolher o produto ideal e verificar a qualidade de instalação do revestimento. Dessa forma, mesmo que você contrate o trabalho de um profissional, pode avaliar a garantia do serviço prestado.

Mas, além de saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, vale a pena salientar as vantagens do revestimento.

O piso emborrachado é feito com pneu reciclado, ou seja, a partir de um material sustentável, colaborando com o meio ambiente. O processo de reaproveitamento de pneus foi responsável por destinar corretamente mais de 3,7 milhões de toneladas do material, evitando o acúmulo em locais indevidos.

Fora isso, é um revestimento de excelente resistência contra o impacto, por isso é indicado em academias e boxes de Crossfit. Afinal de contas, depois que você aprende como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, dá para perceber o quanto ele pode evitar lesões nas articulações, além de oferecer segurança contra escorregões.

Em área externa, o piso de borracha também oferece uma grande proteção antiderrapante, sendo aconselhável a instalação em espaços com água (próximo a piscinas, chuveiros, ofurôs, entre outros).

A escolha do melhor revestimento depois de saber como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha

Diante das vantagens do revestimento e a facilidade para aprender como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, fica fácil perceber o porquê de grande parte das academias, boxes de CrossFit e playgrounds preferem o material.

No entanto, é imprescindível conhecer as características do revestimento, para escolher o melhor piso emborrachado. Algumas opções são:

  • Slim: indicado para brinquedotecas e escolas, tem proporções de 50 cm x 100 cm, com espessuras de 5,5 mm e 11 mm.
  • Medium Impact: indicado para escolas e academias, tem proporções de 50 cm x 50 cm, com uma espessura de 15 mm, com resistência a abrasão;
  • Large Impact: também é indicado para academias e com espessura de 15 mm, tem proporções um pouco maiores que o Medium, de 100 cm x 100 cm;
  • High Impact: pode ser aplicado em uma grande diversidade de lugares, incluindo escolas, playgrounds e academias. Tem proporções de 50 cm x 50 cm, com uma espessura de 20 mm;
  • Double Impact: indicado para boxes de CrossFit, é o revestimento com maior espessura (27 mm). As proporções são de 100 cm x 100 cm, com resistência a abrasão e segurança anti propagação de chamas.

Todos esses produtos, incluindo a cola PU, usada para indicar os processos de como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, são fornecidos pela Rubber, tendo qualidade e garantia certificadas.

+ LEIA MAIS: Como limpar piso emborrachado encardido: saiba como dar brilho e remover cola!

Agora que você sabe como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, venha fazer um orçamento na Rubber!

A Rubber Pisos é uma empresa de referência no ramo de revestimentos emborrachados, sendo especialista na fabricação de acabamentos para academias, boxes de CrossFit e playgrounds, a partir de resíduos gerados na reciclagem de pneus.

Com um manual completo para você aprender como preparar o contrapiso para aplicação do piso de borracha, a empresa conta com produtos de qualidade para a instalação do revestimento, incluindo a cola PU.

Quer saber mais sobre os pisos de borracha da Rubber? Entre em contato e faça um orçamento com a gente!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp