4 dicas de como fazer o seu piso de borracha durar mais

4 dicas de como fazer o seu piso de borracha durar mais

Os pisos emborrachados são considerados os revestimentos mais seguros do mercado, principalmente para áreas com grande tráfego de crianças ou em boxes de CrossFit e academias, entre outros estabelecimentos.

Além da ótima absorção de impacto, os pisos de borracha também nos inspiram a abusar da criatividade no quesito decoração, por isso, são usados em playgrounds e parquinhos. Sem contar que eles são resistentes às intempéries, suportam grandes pesos e têm uma alta durabilidade.

Mesmo assim, é preciso adotar certos cuidados, para que o seu piso possa durar muito mais e você tenha todas as vantagens desse revestimento por anos. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas de conservação sobre como fazer o seu piso durar mais. Acompanhe a leitura!

1 – Faça a limpeza com água e sabão neutro

A limpeza é indispensável para qualquer piso emborrachado. O acúmulo de poeira pode comprometer a capacidade de absorção do revestimento a longo prazo, já que a sujeira penetra nos poros da borracha, endurece a placa e, desse modo, acaba reduzindo a capacidade de absorver impacto.

Para resolver esse problema, o ideal é fazer uma higienização do piso toda semana, ou de 15 em 15 dias, dependo da quantidade de tráfego no local.

O Piso Double Impact, visto como um dos mais resistentes, pode ter menor necessidade de limpeza, devido à própria espessura do revestimento, com 27mm. O produto é indicado para academias e playgrounds, sendo possível programar a higienização mensal.

Importante lembrar que a matéria-prima do Double Impact é a borracha reciclada, que é devidamente selecionada, tratada e transformada, por meio de uma tecnologia limpa e sustentável. O resultado é um revestimento de ótima durabilidade, próprio para locais onde se pratica esportes e treinos.

De qualquer forma, independentemente do tipo de piso, é recomendável que a limpeza dos revestimentos de borracha seja feita com água e sabão neutro, apenas. Isso porque alguns produtos de limpeza abrasivos, como cloro ativo e ácidos, podem desbotar a cor, além de reduzir a vida útil do piso.

2 – Fuja das vassouras de metal e máquinas WAP

Outra dica na hora de limpeza é não usar vassouras de metal ou rastelos de ferro. Eles podem destruir a granulação do piso e até danificar o revestimento. Prefira vassouras com cerdas macias, como as de nylon, ou sopradores de folhas.

Os populares lavadores de alta pressão, conhecidos como WAPs, também podem prejudicar os pisos de borracha. Quando o uso é feito da maneira incorreta, o forte jato de água pode comprometer a pintura do revestimento e até retirar os grânulos emborrachados.

O ideal é usar a WAP com leque aberto, a pelo menos 50cm de distância do piso.

3 – Evite a presença de objetos pontiagudos

Sabemos que nas escolas e playgrounds, onde é preciso manter a segurança, os pisos de borracha, como o High Impact, da Rubber, são muito comuns.

Esse tipo de revestimento é desenvolvido com pneu reciclado e testado conforme todas as disposições legais da NBR 16071-3:2012 sobre segurança para pisos absorventes de alto impacto.

Contudo, para garantir a segurança nos playgrounds e escolas é fundamental evitar a presença de objetos pontiagudos no revestimento, incluindo tesouras, compassos e até mesmo o salto alto de adultos, que podem perfurar a superfície e danificar o piso.

Além do mais, no caso das crianças, esses objetos podem ser um risco!

Por isso, adote uma política amistosa de orientação, aconselhando as crianças a não brincarem, andarem ou levarem objetos pontiagudos e, no caso dos adultos, para evitarem o uso de saltos e sapatos pontudos em áreas revestidas com pisos de borracha.

Instalação de Piso de Borracha

4 – Use uma cola de qualidade para fixação dos pisos

A durabilidade do piso de borracha também é resultado da sua instalação, ou seja, dos produtos usados para a fixação do revestimento.

A recomendação é o uso da Cola PU 041 Bi-Componente, desenvolvida especialmente para a colagem de placa de piso de borracha ecológica em contrapiso de cimento. Com alta resistência à umidade e não inflamável, a cola promove uma instalação segura e a alta fixação do revestimento.

+ LEIA MAIS: Como montar um box de CrossFit: saiba o que é preciso para ter um espaço completo

A cola PU também tem uma grande rapidez de cura, já que por ser bi-componente tem um processo de secagem muito rápido em comparação a outros produtos.

Ela pode ser aplicada em todos os tipos de revestimentos da Rubber, incluindo o Double Impact, o High Impact, o High, Large, Medium Impact e o Slim.

Outra vantagem é que a cola para piso de borracha da Rubber é classificada como produto químico não perigoso, segundo a ABNT NBR 14825-2. Quer dizer que, além da excelente resistência, o produto é seguro e pode ser aplicado inclusive nos revestimentos de playgrounds e escolas.

Que saber mais sobre os pisos de borracha da Rubber e ter dicas de conservação do seu revestimento? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, e em caso de dúvidas entre em contato conosco.

Deixe um comentário