Como instalar piso em playground: instalação do piso emborrachado

como instalar Piso emborrachado para quintal
Sumário

Quando pensamos em segurança no playground, uma das primeiras coisas que vem a nossa cabeça é pensar em como prevenir as quedas; e é aí que a instalação do piso emborrachado entra. Porém, poucas pessoas sabem como instalar esse tipo de piso em playground.

É comum que dúvidas sobre como instalar piso em playground surjam, mas com as informações corretas e as devidas orientações, você verá que a instalação pode ser menos complicada do que está imaginando.

No artigo de hoje, não só entenderemos como instalar piso em playground, como também te ajudaremos a identificar o melhor piso de acordo com o que você deseja e o passo a passo da instalação. Confira abaixo.

O que é o piso emborrachado: como instalar piso em playground

como instalar piso em playground

Antes de tudo, é preciso ter em mente o que é o piso emborrachado e para que ele serve, pois, esse tipo de revestimento é bem versátil e pode ser usado em várias ocasiões. Por isso, existem diversos tipos de piso emborrachado e cada deles um possui a sua devida aplicação.

Neste texto, abordaremos o que tange o piso emborrachado para absorção de impacto e a sua instalação, pois é este tipo de revestimento que é capaz de minimizar as lesões em playgrounds provocadas por quedas. O piso emborrachado para absorção de impacto é um tipo de revestimento que costuma ser feito a partir da reciclagem de pneus usados.

A reciclagem dos pneus é de extrema importância, não só pelos 600 anos que os pneus demoram para se decompor no meio ambiente, mas também, pelos impactos negativos gerados nesse tempo que incluem desde a proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Egypt como também a relação existente entre substâncias liberadas pela queima de pneu e alguns tipos de câncer.

Ou seja, além da reciclagem de pneus produzir um material de altíssima qualidade, essa iniciativa colabora para evitar o descarte inadequado. Dessa forma, temos um piso que é ecológico e muito eficaz.

Tipos de aplicações: como saber qual é o piso ideal para playground

Antes de pensar em como instalar piso em playground, também é preciso pensar em outros detalhes, como: a espessura do piso e onde ele será instalado, pois não é todo piso para absorção de impacto que possui a indicação exata para o uso que você deseja e isso afeta em como instalar piso em playground.

Espessura

A espessura do piso emborrachado está diretamente ligada com a sua capacidade de absorção de impacto e, também, em como instalar piso em playground. Essa absorção de impacto começa a ser eficaz a partir de 15 mm de espessura.

De modo geral, quanto maior for a espessura do piso, mais impacto o revestimento é capaz de absorver. E para entender qual é a espessura mínima que você precisa em seu parquinho, é necessário estabelecer uma relação entre a altura máxima que pode ocorrer uma queda e a espessura do piso. Abaixo, deixamos uma imagem que ilustra de forma mais didática o que queremos dizer:

como instalar piso em playground

E qualquer dúvida que surgir, pode entrar em contato conosco em nossas Redes Sociais que lhe daremos as orientações que precisar.

+ LEIA MAIS: Compromisso ambiental: o que você tem feito pelo meio ambiente?

Área externa

Se o playground está localizado em um ambiente externo é de extrema importância que o piso emborrachado que você for utilizar seja capaz de drenar a água da superfície para o solo, seja a drenagem pelo próprio piso no caso do PISO CONTÍNUO, ou a drenagem pelos vãos nos casos de PISOS EM PLACAS, assim, evitamos o acúmulo de água que pode danificar o seu revestimento.

Também é importante que o piso em questão esteja muito bem colado, para que dessa forma, ele consiga cumprir com o máximo de eficácia a sua função.

Área interna

Se o seu playground está localizado em uma área interna, a drenagem de água não precisa ser uma preocupação. A vantagem, é que além deles poderem ser colados, ainda podem ser instalados por sistema de pressão. Sendo assim, não há necessidade de danificar o contrapiso e quando quiser, você poder remover os pisos facilmente. Então, para pisos em ambiente interno há mais de uma maneira de como instalar piso em playground.

+ LEIA MAIS: As principais aplicações dos pisos emborrachados

Passo a passo da instalação

como instalar piso em playground

Como deu para perceber, há dois tipos de opções a respeito de como instalar piso em playground. Elas são a instalação por pressão e a instalação por colagem. A seguir, vamos te passar o passo a passo de como instalar piso em playground por meio da colagem e a instalação por pressão.

A instalação por pressão consiste em conectar um piso ao outro. Esse método é bem simples e qualquer pessoa pode fazer, desde que o espaço possua paredes de contenção paralelas e que a instalação seja feita em área interna.

Colagem

A colagem é um pouco mais complexa, por isso, para facilitar a sua compreensão de como instalar piso em playground, separamos um tópico só para ela.

1: contrapiso

O contrapiso deve estar bem nivelado e limpo para que a instalação seja efetiva.

2: Preparação da cola

como instalar piso em playground

Nesta etapa de como instalar piso em playground você deve se atentar ao tipo de cola que você vai usar. Recomendamos a você o uso da Rubber Col PU 041, pois ela foi desenvolvida especificamente para ser aplicada em pisos para absorção de impacto.

Para que a cola seja devidamente preparada, adicione 0.600kg do componente B (catalisador) em 4.400kg de componente A (base), gerando a mistura final da cola.  Misture bem os dois conteúdos com o auxílio de uma espátula e furadeira até que a textura fique homogênea. Após essa mistura, o tempo útil para manuseio do produto é de aproximadamente 40min.

3: Delimite a área de aplicação

Como instalar piso em playground não precisa acarretar em limpezas pesadas. Coloque uma fita adesiva onde você não quer que a cola fique. Essa medida evita que a cola suje as áreas que você não deseja aplicar o produto.

4: Aplicação

Coloque uma camada da cola no contrapiso. Com auxílio de uma espátula dentada, espalhe o adesivo de maneira uniforme, para que toda a área receba a mesma quantidade. Depois disso, posicione o piso e prense-o com o auxílio de um martelo de madeira ou borracha. Esse processo em como instalar piso em playground ajuda a cola a se espalhar por toda a parte de baixo das placas, garantindo que as mesmas não se soltem com facilidade.

+ LEIA MAIS: Passo a passo de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado

Piso contínuo: como instalar o piso em playground

como instalar piso em playground

O piso contínuo é um tipo de piso emborrachado pensado especificamente para ser instalado ao ar livre. Ele pode ser aplicado tanto em concreto quanto diretamente na terra, o que implica em diferenças no método de instalação.

E devido à complexidade de como instalar este piso em playground, sua aplicação deve ser feita por uma equipe especializada. Ele pode ser instalado de dois modos:

Instalação na terra

Se você deseja saber como colocar o piso contínuo em playground diretamente na terra, é preciso que o solo esteja muito bem preparado. Para que o piso seja instalado corretamente, a terra precisa ser compactada, com um rebaixo de 20 mm mais o valor da espessura do piso que será utilizado.

Por exemplo, se você deseja aplicar um piso de 20 mm, é preciso um rebaixo de 40 mm (20 mm do rebaixo exigido e os 20 mm da espessura para o encaixe perfeito). Dessa forma, o piso fica devidamente nivelado em relação aos revestimentos do entorno.

Outro fator que precisa ser considerado em como instalar este piso em playground é ter uma área de contenção. Deve ser usado um material rígido e sua profundidade deve ser equivalente ao rebaixo comentado acima. Então, se você irá usar um piso de 20 mm, e seu rebaixo total será de 40 mm, a área de contenção também possuirá 40 mm.

Os 20 mm de rebaixo que falamos no começo são para a aplicação do pó de brita, que é responsável por ser um intermediário entre a terra e o piso contínuo. Após fazer a compactação do solo, contenção e a compactação do pó de brita, finalmente, o piso contínuo pode ser aplicado.

Instalação no concreto

Essa forma de como colocar o piso contínuo é um pouco menos complexa do que a anterior, mas ainda exige bastante do aplicador. O contrapiso de concreto precisa conter caídas de água e ralos de escoamento. Esses ralos, precisam ser cobertos por uma tela malha 10.

Aqui, as etapas de compactação do solo e colocação do pó de brita não existem, mas a contenção precisa ser feita. Dessa vez, a profundidade da contenção deve ser equivalente a espessura do piso a ser aplicado. A partir disso, o modo como instalar piso em playground é o mesmo.

Deu para ver que o processo é bem trabalhoso, não é? Mas garantimos que vale muito a pena. Por isso, enfatizamos: recomendamos que a aplicação do piso contínuo seja feita por profissionais.

+ LEIA MAIS: Piso contínuo: guia completo deste piso emborrachado

Quanto custa instalar piso emborrachado em playground?

como instalar piso em playground

A Rubber Pisos é uma empresa de referência no ramo de revestimentos emborrachados, sendo especialista na fabricação de acabamentos para academias, boxes de Crossfit e playgrounds, a partir de resíduos gerados na reciclagem de pneus.

Para saber os custos de como instalar piso em playground é preciso que você saiba a metragem do local em que o piso será aplicado. Mas essa parte você pode deixar com a gente. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp