Como limpar piso emborrachado encardido: saiba como dar brilho e remover cola!

Sumário

Tem dúvidas de como limpar piso emborrachado? Se sim, o artigo de hoje é para você!

O piso de borracha é conhecido pela sua grande capacidade de absorção de impacto, segurança e design exclusivo, características que tornam o revestimento muito adequado para academias, boxes de CrossFit, playgrounds e escolas.

Porém, há muitas dúvidas sobre como limpar piso emborrachado, já que é preciso ter certos cuidados com a manutenção do revestimento, para evitar o envelhecimento precoce da borracha, para preservar o brilho, a beleza e todas as propriedades do piso.

Além disso, locais onde há grande tráfego de pessoas merecem ainda mais atenção, pois saber como limpar piso emborrachado de academia e de CrossFit, por exemplo, é garantir que todos os alunos se sintam bem naquele ambiente e que o estabelecimento se mantém devidamente higienizado.

O artigo de hoje vai dar dicas de como limpar piso emborrachado encardido e mostrar como cuidar do seu revestimento de borracha do modo certo. Acompanhe a leitura!

4 dicas de como limpar piso emborrachado de academia e de CrossFit e dar brilho ao revestimento

Em primeiro lugar, para você saber como limpar o piso emborrachado de academia e de CrossFit, vale a pena conhecer algumas propriedades específicas da borracha.

Esse revestimento é considerado um dos mais seguros do mercado, devido à alta absorção de impacto. Isso ajuda os praticantes de CrossFit e os alunos de academia, já que evita a ocorrência de lesões durante a prática de exercícios físicos.

Saber como limpar piso emborrachado também envolve o conhecimento sobre outras propriedades do material, como as resistências às intempéries, a longa durabilidade e por suportar grandes pesos.

Ou seja, você não precisa de grandes esforços para saber como limpar piso emborrachado. Contudo, alguns cuidados podem fazer o seu revestimento durar mais. Leia abaixo!

1 – Separe os materiais para dar brilho e fazer a limpeza

O primeiro passo de como limpar piso emborrachado é reunir os materiais básicos para higienização e para dar brilho. Nesse tipo de revestimento, são usados os seguintes itens:

  • Panos de chão macios, sem fiapos;
  • Balde com água;
  • Vassoura de cerdas macias;
  • Rodo de qualidade;
  • Frasco de detergente neutro.

Dispense qualquer tipo de produto abrasivo, como cloro ativo e ácido. Eles costumam desbotar a cor do piso de borracha e reduzem a vida útil do revestimento. Por isso, a primeira dica de como limpar piso emborrachado é optar somente pela água e sabão neutro.

2 – Tire o excesso de sujeira do piso de borracha

Depois de separar os materiais, chegou a hora de iniciar todo o procedimento de como limpar piso emborrachado.

Para isso, comece tirando o excesso de poeira com a vassoura de cerdas macias. Isso faz com que toda a sujeira acumulada no revestimento se solte, facilitando as próximas etapas de higienização.

Importante dizer que a presença de poeira pode comprometer a capacidade de absorção do piso de borracha a longo prazo, pois os resíduos penetram nos poros do material, endurecendo a placa.

Abaixo, saiba como limpar piso emborrachado muito encardido.

3 – Use o detergente neutro para tirar o encardido

A terceira dica de como limpar piso emborrachado encardido é usar o detergente. Para essa etapa, dilua uma quantidade considerável de detergente neutro no balde de água e, em seguida, esfregue suavemente o piso.

Coloque toda a solução nas placas e use a vassoura para retirar as sujeiras que ainda permaneceram presas, mesmo após a higienização seca.

4 – Passe um pano seco do piso de borracha

A última etapa da nossa série de dicas sobre como limpar piso emborrachado consiste na secagem, que deve ser feita com o auxílio de um pano seco ou uma flanela.

O piso de borracha não seca sozinho, portanto, é importante secar o material o quanto antes, até mesmo por uma questão de segurança. Assim, evita-se acidentes como escorregões e quedas dos alunos.

Como dar brilho com cera? Há algum segredo de como limpar piso emborrachado?

Mais do que saber como limpar piso emborrachado, muitas pessoas buscam alternativas para dar brilho ao revestimento. O material chega de fábrica com um acabamento extremamente uniforme e é claro que os proprietários de academia e de CrossFit querem manter esse aspecto por muito tempo.

No entanto, não vale a pena usar produtos abrasivos para esse fim, porque você irá perder justamente a principal vantagem do piso de borracha: a sua alta absorção de impacto!

Existem produtos específicos, como cera para borracha reciclada. Isso dará brilho ao revestimento, sem comprometer as demais propriedades do material.

Uma solução de como limpar piso emborrachado e dar brilho é usar uma xícara de amaciante diluída em meio balde de água após a limpeza com o detergente neutro. Você terá um aspecto de piso recém-encerado.

Só não esqueça de fazer a secagem depois.

Como remover cola: outros cuidados de como limpar piso emborrachado

Fora os cuidados e conhecimentos necessários para saber como limpar piso emborrachado, eventualmente nos deparamos com revestimentos manchados de cola, visto que as placas são instaladas diretamente no chão, com Cola PU 041 Bi-Componente.

+ LEIA MAIS: 4 dicas de como fazer o seu piso de borracha durar mais 

Nesses casos, o ideal é procurar um produto específico para remover cola do piso de borracha, evitando ao máximo o uso de abrasivos, como o cloro.

Proprietários de academia e de CrossFit podem aplicar água morna com sabão neutro e esperar a solução agir por algumas horas. Desse modo, é possível amolecer a cola e, posteriormente, iniciar as demais etapas de como limpar piso emborrachado.

Como limpar piso emborrachado do tipo pastilhado moeda?

As recomendações acima de como limpar piso emborrachado são válidas para todos os tipos de piso, incluindo o pastilhado moeda (muito comum também em academias e boxes de CrossFit).

Independentemente do tipo de revestimento, é importante adotar uma periodicidade de higienização. Afinal de contas, saber como limpar piso emborrachado também envolve um cronograma de manutenções, conforme recomendações do fabricante.

O ideal é fazer a limpeza toda semana, ou de 15 em 15 dias, dependendo do tráfego no local.

No caso dos revestimentos da Rubber, como o Piso Double Impact, próprio para academias e boxes de Crossfit, a higienização pode ser menos frequente, visto que a própria espessura do revestimento, com 27mm, suporta maiores períodos sem limpeza.

Conheça a linha de pisos emborrachados altamente resistentes da Rubber e veja qual revestimento é o mais adequado para o seu negócio.

Entre em contato com a gente clicando aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp