fbpx

blog

Confira nossas últimas matérias

Compromisso ambiental: o que você tem feito pelo meio ambiente?

Compromisso ambiental: o que você tem feito pelo meio ambiente?

Entende-se que poluição é toda e qualquer tipo de degradação do ecossistema através da adição ou remoção de substâncias que causam desequilíbrios ambientais e problemas para a vida existente no planeta.

Infelizmente, esse tipo de situação está cada vez mais frequente. Uma das maiores expressões desses problemas é o aquecimento global, que por meio da emissão de agentes poluentes na atmosfera terrestre, aumenta a temperatura do planeta, que por usa vez, além de causar mudanças extremas de temperatura em todo o globo, também favorece o aumento das queimadas em matas e florestas.

Mas quando falamos dos impactos negativos da poluição, não precisamos ir muito longe. Basta pensarmos em como descartamos o nosso lixo. No artigo de hoje, entenderemos como amenizar essa situação através de um desenvolvimento mais sustentável. Confira.

Os perigos do descarte inadequado

Entender o problema é fundamental para começarmos a solucioná-lo. Segundo dados de 2016 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública, no Brasil, havia cerca de 2.900 lixões espalhados pelo país. Em 2019, esse número passa para 3.300.

Nos lixões, não há nenhum tipo de tratamento do que é descartado, logo, alguns objetos constituídos de materiais mais difíceis de se decompor como os pneus emborrachados, latinhas, pilhas, sacolas plásticas e baterias ficam ali por anos, não só emitindo gases e outras substâncias que poluem o solo e o ar, mas também, ajudando na proliferação de doenças.

No caso dos pneus emborrachados, sua decomposição natural demora cerca de 600 anos. Algumas pessoas costumam descartar esse tipo de material, principalmente, dessas duas formas:

Despejo em terrenos

Essa é uma das formas mais comuns que as pessoas costumam descartar esse tipo de material e uma das menos adequadas também. Quando um pneu emborrachado é jogado em um terreno, ele está sujeito ao acúmulo de água da chuva, e já sabemos muito bem que tipo de mosquito transmissor de doenças ama esse tipo de ambiente, não é mesmo?

Porém, essa não é só uma situação favorável para as larvas do Aedes Egypt, a água parada também é adequada para que doenças como a leptospirose e a hepatite se espalhem com maior facilidade pela população.

 Queima

Assim como o descarte em terrenos, a queima também é um dos destinos finais mais comuns dos pneus emborrachados. A fumaça liberada na queima desse material emborrachado, além de causar alergias respiratórias, libera uma substância química, altamente perigosa, chamada “benzeno”.

Alguns estudiosos afirmam que o Benzeno está associado a ocorrência de todos os tipos de Leucemia.

Além disso, segundo o artigo 54 da Lei nº 9.605, a queima de qualquer tipo de material é tida como um crime ambiental e está sujeito ao pagamento de multa ou prisão de no mínimo um ano.

+ LEIA MAIS: Qual a diferença entre o piso de borracha reciclada e o piso de borracha não reciclada?

A sustentabilidade é a solução

Sustentabilidade pode ser classificada como um conjunto de atos que visam a preservação do ecossistema como nós o conhecemos. Infelizmente, muitas pessoas ainda acham que para haver avanços tecnológicos é preciso degradar a natureza.

Porém, como dissemos no começo desse artigo, todos esses problemas podem ser superados através de alternativas de desenvolvimento sustentável.

A maior premissa desse tipo de desenvolvimento é o estímulo a um avanço econômico e tecnológico das sociedades sem gerar o esgotamento dos recursos naturais. Nesse caso, sustentabilidade e modernidade, são vistas como uma coisa só.

Como ser mais sustentável?

Falando assim, até parece que ser sustentável é algo bem distante da sua realidade e difícil de se conseguir, mas na verdade, essa é só uma questão de mudança de hábitos.

O primeiro passo para começar a ser sustentável é adquirir a consciência dos impactos que o nosso lixo gera na natureza. A partir disso, basta prestar atenção em como podemos reduzir esses impactos dentro da nossa própria realidade.

Hoje em dia, muitas marcas estão engajadas e já vendem produtos biodegradáveis ou recicláveis. O simples ato de optar por esses produtos sustentáveis já é contribuir para um mundo com menos poluição e mais saúde.

+ LEIA MAIS: Piso de pneu reciclado – O revestimento ecológico para playgrounds e academias

Reduzir, reutilizar e reciclar!

De acordo com estudo realizado em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 13% dos resíduos sólidos do Brasil são reciclados, mas a Rubber Pisos trabalha diariamente para aumentar esses números.

Estamos há cinco anos no mercado trabalhando com a venda de pisos emborrachados para absorção de impacto feitos a partir da reciclagem de pneus usados.

Nesse tempo, nós já fabricamos mais de 300 mil metros quadrados de placas emborrachadas, o que equivale a mais de 800 mil pneus retirados do meio ambiente.

Estamos aqui para contribuir com o planeta e te dar o poder de escolha de viver em um mundo que seja mais saudável para você e as futuras gerações. Venha participar dessa revolução com a gente. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Deixe um comentário