Conheça as vantagens do piso de borracha para academias

Piso emborrachado
Sumário

Uma das questões mais importantes em qualquer empresa é a segurança. Em alguns empreendimentos, como é o caso boxes de crossfit, playgrounds e para academias, é preciso ainda mais atenção, já que são locais propensos ao risco de acidentes, como quedas. Por esse motivo, o piso de borracha é o revestimento ideal para esses ambientes, bem como para áreas internas e externas que precisam de proteção contra derrapagens e amortecimento de impactos.

O piso de borracha é adotado em muitos lugares, com destaque para os Estados Unidos e países da Europa. No Brasil, o revestimento tem sido adotado por espaços modernos, que buscam por soluções viáveis, atrativas e de qualidade.

A grande vantagem do piso de borracha está na ação antiderrapante. Devido a isso, ele é indicado para locais com grande fluxo de pessoas, especialmente crianças, idosos e indivíduos com dificuldade de locomoção. A alta absorção de impactos também faz do revestimento o preferido para academias, haras e espaços com presença de equipamentos pesados.

Por ser antiderrapante, os pisos de borracha também são recomendados para locais úmidos, como áreas com piscina, saunas e academias de natação.

QUAL A DIFERENÇA DO PISO DE BORRACHA E DO PISO PASTILHADO?

Além da segurança contra quedas, o piso de borracha tem muitas outras qualidades, principalmente quando comparados com outros revestimentos muito comuns em ambientes de grande tráfego. O piso pastilhado, por exemplo, é formado por uma borracha de 3 milímetros, porém com pouca ou nenhuma absorção de impacto. Isso aumenta o risco de acidentes e, mais do que isso, compromete a durabilidade do revestimento, que passa a ter uma vida útil menor.

Qual a diferença do piso de borracha e do piso pastilhado (FOTO: Ju Mingossi)O mesmo vale para o piso conhecido como moeda. Apesar de ser um revestimento emborrachado bastante popular, por causa do preço baixo, ele tem uma qualidade inferior aos pisos de borracha e, por essa razão, não é indicado para espaços que precisam de alta absorção de impactos ou para quem deseja segurança. Quer dizer que o piso de borracha aparece como a melhor opção de investimento, devido à qualidade, em comparação com o revestimento pastilhado e moeda.

Assim, para acompanhar a sofisticação dos espaços modernos e seguros, o piso de borracha é dotado de características especiais, tais como:

  • Alta resistência e durabilidade;
  • Resistência a propagação de chamas;
  • Aglutinantes especiais, para evitar esfarelamento;
  • Isolamento acústico (absorção de ruídos)
  • Facilidade de limpeza e instalação.

Vale ressaltar que o piso de borracha é atóxico, pois a sua composição não utiliza materiais inferiores de baixa qualidade ou metais pesados. Sendo assim, o revestimento evita a irritabilidade e alergias, em especial, nas crianças.

A INSTALAÇÃO DO PISO DE BORRACHA MOSAICO E LISO

Um dos pontos mais vantajosos dos pisos de borracha é a sua facilidade de instalação. Isso porque o revestimento pode ser instalado diretamente no local, sem a necessidade de retirada do piso anterior. Contudo, é preciso ter uma superfície nivelada e limpa, além de considerar o tamanho da área.

Em geral, a instalação é feita com uma cola específica para pisos de borrachas, desenvolvida para garantir o máximo de aderência em qualquer tipo de revestimento.

O piso de borracha pode ser encontrado em uma grande variedade de espessuras e cores. Assim, espaços que desejam investir em uma decoração, e querem produtos diferenciados dos tradicionais laminados, imitando madeira, encontram boas opções com os revestimentos emborrachados.

Além disso, é possível encontrar modelos lisos ou mosaicos. A diferença está na estética, sendo que o liso é usado em todo o tipo de piso, enquanto o mosaico apenas no “Medium Impact” e “High Impact”. No entanto, a segurança e a qualidade na absorção de impactos se mantêm inalteradas, bem como a facilidade de instalação.

Para a conservação do piso de borracha, seja ele liso ou mosaico, basta utilizar um pano úmido e detergente neutro, com água. A higienização do revestimento é bem simples e prática, o que também é um ponto vantajoso, em comparação com os revestimentos laminados, que aparecem imitando madeira.

Não se deve usar produtos ácidos, pois eles podem prejudicar o material e a borracha. Recomenda-se seguir as instruções do fabricante para melhor conservação e manutenção do piso.

A FABRICAÇÃO DO PISO LISO EMBORRACHADO

A produção do piso de borracha envolve uma série de procedimentos rigorosamente controlados por laboratórios especializados no desenvolvimento de revestimentos emborrachados, com o intuito de comprovar a resistência e máxima absorção de impacto. A matéria-prima é devidamente selecionada para assegurar a qualidade do produto.

O piso de borracha é fabricado com resíduos oriundos da reciclagem de pneus. Por meio de uma tecnologia limpa e sustentável, o material é transformado e tratado, tornando-se apto para aplicação no revestimento. Ou seja, além de todos os pontos vantajosos citados anteriormente, o piso de borracha ainda contribui com a sustentabilidade, com o reaproveitamento da borracha e a redução no número de resíduos descartados (a decomposição dos pneus pode demorar mais de 600 anos!).

A fabricação do piso liso emborrachado em roloAliás, o despejo dos pneus usados é apenas um dos problemas. Muitas vezes, eles são queimados, com a liberação de diversos poluentes atmosféricos, incluindo o carbono e enxofre. Se o resíduo da queima não for descartado corretamente, há a possibilidade de contaminação do solo, dos rios e lençóis freáticos.

Fora isso, os pneus descartados incorretamente são grandes fontes para acúmulo de água e podem se transformar em criadouros de insetos. Portanto, a reciclagem do pneu e o aproveitamento da borracha aparecem como uma solução viável, em termos econômicos e sustentáveis.

Ao transformar o pneu usado, obtém-se uma liga extremamente resistente, porém macia. Isso faz com que o piso de borracha reciclado absorva os impactos e, além disso, ofereça uma superfície confortável. No caso das academias, o revestimento diminui o atrito nas articulações causado pelo esforço físico, sendo um ótimo aliado na saúde e bem-estar das pessoas.

O piso de borracha é produzido em conformidade com a NBR 16.071 que atesta as condições necessárias para os revestimentos usados em playgrounds e áreas com equipamentos para crianças. Isso demonstra todo o comprometimento na fabricação do material, bem como na redução de riscos aos usuários (incluindo acidentes imprevisíveis e previsíveis, com medidas preventivas.

Os revestimentos da Rubber Pisos são especialmente fabricados em consonância com todas essas especificações, tendo como principal objetivo oferecer um produto da mais alta qualidade e máxima capacidade de absorção de impacto. A empresa trabalha com a produção de pisos em borracha reciclada com ótimo preço por m2.

Com um atendimento diferenciado, a Rubber Pisos garante a máxima eficiência de seus produtos, além de contar com um laboratório especializado em borrachas, que realiza testes em todos os seus revestimentos. Quer saber mais? Você pode receber nossos conteúdos exclusivos e escolher o melhor produto para a sua necessidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp