Entenda a diferença entre os pisos de borracha disponíveis no mercado!

Sumário

Segundo pesquisa realizada pelo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) em 2019,  quatro a cada dez brasileiros pratica atividades físicas regularmente, o que caracteriza um aumento de 29% de brasileiros ativos em relação a década anterior.

Com esse aumento de atividades, também é necessário se atentar aos cuidados necessários para realizar uma prática de exercícios segura, sendo necessário não só prestar muita atenção na teoria, mas também, em quais acessórios serão úteis para a realização da atividade.

No caso de academias, boxes de CrossFit, estúdios de dança ou, até mesmo, quadras poliesportivas, um dos principais materiais de segurança é o piso emborrachado, por ser antiderrapante e promover a absorção de impacto nas quedas, prevenindo que os praticantes de exercícios sofram lesões graves.

Porém, há uma variedade de pisos de borracha no mercado, que por sua vez, possuem diversos usos e aplicações e isso pode fazer com que você se sinta um pouco perdido(a) na hora de saber qual é o tipo de que você precisa comprar.

Pensando nessa dificuldade, preparamos este artigo super completo; para que você sane todas as suas dúvidas e saiba qual é o piso emborrachado ideal para as suas necessidades.

Pisos disponíveis no mercado e seus usos

 

Atualmente, há uma série de pisos emborrachados disponíveis no mercado como: piso emborrachado para academias, piso tátil, vinílico etc.  Além disso, existe ainda mais variedade dentre as categorias mencionadas, pois cada tipo de piso possui uma aplicação específica.

É importante lembrar que não existe um piso melhor do que o outro, mas sim, um piso que atenda melhor às suas necessidades. Por isso, é extremamente importante você se informar, não só sobre as marcas disponíveis, mas também, sobre as qualidades e potencialidades de cada material para garantir uma compra satisfatória.

Emborrachado para academias e playgrounds

Geralmente são feitos a partir de pneus de borracha reciclados e podem ser aplicados sobre qualquer tipo de superfície. Esses pisos são perfeitos para qualquer local que precise de uma absorção de impacto. Por isso, são bastante usados em academias, playgrounds, boxes de CrossFit, haras e praças.

Além de absorver impacto, uma qualidade que deve ser ressaltada é o fato de o piso emborrachado para academias também ser antiderrapante. Algumas marcas possibilitam a  personalização do piso, para acrescentar ainda mais beleza e personalidade ao ambiente.

No caso dos pisos da Rubber, eles ainda possuem laudos de anti propagação de chamas, de densidade e resistência a abrasão e ainda estão em conformidade com a NBr 16.071-3, que regulamenta pisos aptos para serem usados em playgrounds.

Ou seja, um piso completamente seguro e perfeito para prevenir e amortecer possíveis quedas e proteger o piso que está abaixo.

A limpeza é super simples, basta utilizar água, sabão neutro e uma vassoura de cerdas macias que a manutenção do seu piso já está garantida.

+ LEIA MAIS: Como limpar piso emborrachado encardido: saiba como dar brilho e remover cola!

+ LEIA MAIS: Segurança vem primeiro: por que aplicar pisos de borracha no playground?

Piso emborrachado tátil

Aqui nós começamos a diferenciar melhor a função dos pisos, então cuidado: não é por o piso tátil também ser de um material emborrachado que ele também vai absorver impacto.

No caso, essa borracha é bem rígida e possui um certo relevo em sua superfície. Esse tipo de piso, além de ser antiderrapante, tem como principal função auxiliar pessoas deficientes visuais a se localizarem melhor no espaço.

Por isso, geralmente você o encontrará em espaços com alta circulação de pessoas como em shoppings, bibliotecas, escolas, espaços públicos etc. Ele é recomendado tanto para uso em ambientes externos quanto internos.

Sua manutenção também é bem simples, algo que água e sabão neutro já resolvem.

Vinílico

O piso vinílico não absorve impacto e se trata de uma alternativa para renovar esteticamente o ambiente. A camada inferior do piso é de PVC (cloreto de polivinil resiliente), enquanto a superior é revestida de uretano. É um material resistente, a prova d’ água e seu design pode imitar o de outros materiais como madeira, pedra, concreto de granito; tudo depende de qual tipo de vinílico você pretende usar.

Seu uso é recomendado para ambientes fechados como o ambiente doméstico ou de empresas. A limpeza é bem simples, com o uso de esfregões e produtos de limpeza não abrasivos, você consegue um material limpo, durável e que acrescente mais beleza ao local. Mas atenção: móveis muito pesados, além de causarem amassados no piso com facilidade, quando arrastados, podem rasgá-lo.

E aí? Este artigo te ajudou a entender melhor do que você precisa? Esperamos que sim. Se você estiver precisando comprar piso emborrachados para absorção de impacto, venha dar uma olhada em nossos produtos!

Temos uma variedade de espessuras, cores e tipos de aplicações que com certeza irão atender às suas expectativas. Clique aqui e confira nossas opções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp