fbpx

blog

Confira nossas últimas matérias

Espessura do piso emborrachado: dicas para não errar na hora da compra!

Espessura do piso emborrachado: dicas para não errar na hora da compra!

Existe uma enorme diversidade de tipos de piso emborrachado disponíveis no mercado, cada um tendo suas devidas características e aplicações específicas. E para você não errar na escolha do piso ideal, além de se atentar a marca, é preciso estar ciente das diferenças que esses tipos de revestimento costumam ter entre si.

Mas existe uma forma mais simples de começar a sua busca pelo piso ideal. No geral, quanto maior for a espessura do piso emborrachado, mais impacto ele vai absorver.  No artigo de hoje, falaremos mais detalhes sobre a espessura do piso para que você não erre na compra do seu próximo revestimento emborrachado. Boa leitura.

Por que a espessura é importante?

Espessura do piso emborrachado

 

Como dissemos anteriormente, quanto maior a espessura do piso, mais impacto ele irá absorver. Logo, se atentar a esse detalhe é um dos primeiros passos para que você entenda que tipo de piso você vai precisar, no caso, se é um mais grosso ou mais fino.

Entendendo isso, você evita comprar um piso que não seja adequado para a funcionalidade que você precisa que ele desempenhe. Escolher um piso mais fino do que você precisa faz com que o revestimento não absorva o impacto suficiente e, com isso, se houver um piso mais delicado sob a placa emborrachada, o revestimento que está em baixo pode quebrar.

Já optar por um piso mais grosso não implica em problemas estruturais, uma vez que, ele irá absorver até mais impacto do que você precisa. Porém, pode ser que uma placa mais grossa tenha uma variação de preço maior do que placas mais finas.

Por questão de economia, caso você não precise de uma absorção de impacto tão potente, talvez, o mais consciente seria adquirir a placa na espessura média que você precisa.

Como saber o grau de absorção de impacto de cada espessura?

O piso de absorção de impacto busca evitar possíveis machucados que acontecem em quedas e escorregões. Por isso, a maior parte deles, além da sua função principal, também são antiderrapantes, minimizando as possibilidades de ferimentos.

Dessa forma, para saber qual espessura de piso você vai precisar, é importante que você saiba qual é a altura máxima em que pode ocorrer uma queda no local de aplicação do piso.

Quanto maior for a altura da possível queda, mais espesso o piso emborrachado precisará ser para desempenhar a função. Na Rubber, temos pisos de espessuras que variam de 15 mm (Medium Impact e Large) a 40 mm (piso contínuo).

As placas de 15 mm conseguem absorver impactos de quedas até 0,8 m, por isso, conforme a necessidade, elas são indicadas para locais que exijam uma absorção de impacto leve, como em escolas e academias.

Já o piso contínuo de 40 mm, além de ser ótimo para escolas, indicamos para uso em playgrounds, onde geralmente há muitas crianças correndo e brinquedos altos. Ele consegue absorver impactos de quedas de até 1,6 m de altura. Esses valores foram obtidos através da certificação de laudos de absorção de impacto em conformidade com a NBR 16.071-3.

Colocamos esses dois extremos no artigo apenas para reforçar que nossos pisos podem absorver impacto de quedas de 0,8 m a 1,6 m. Mas entre os 15 mm e os 40 mm ainda há várias outras espessuras e tipos de piso para você explorar.

Caso a sua necessidade esteja nesse meio termo, clique aqui e veja mais opções, com certeza uma delas conseguirá absorver o impacto na medida que você precisa.

+ LEIA MAIS: Como montar um Home Box completo: garanta a qualidade do seu WOD!

Como saber se o piso emborrachado é de qualidade?

Rubber Pisos - espessura do piso emborrachado

 

Ainda assim, pode ser que você tenha dificuldades em saber se o piso emborrachado é adequado ou não, até porque, não adianta nada o piso ter a espessura que você precisa, mas o material não ser de qualidade.

Um bom piso de borracha precisa ser durável e resistente. Uma das formas mais simples de verificar essa características, é checar se o piso em questão possui algum laudo ou atende aos requisitos da NBR 16.071-3.

Além disso, saber que tipo de material que o piso emborrachado possui também é essencial. Os melhores pisos para absorção de impacto costumam ser feitos a partir de grânulos de pneus reciclados.

Os pneus por si só já são bem resistentes, mas antes de serem vendidos, eles passam por rigorosos testes de qualidade, tudo para garantir se o produto está apto ou não para uso.

Porém, quando descartado de forma inadequada, os pneus têm um impacto ruim no meio ambiente. Após sua vida-útil terminar, cada pneu demora, em média, 600 anos para se decompor na natureza.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano só no Brasil, o que equivale a 90 milhões de unidades usadas nos carros de passeio.

Portanto, investir em pisos emborrachados ecológicos, garante não só que você está usando um material de altíssima qualidade, como também, assegura que você está zelando por um futuro mais saudável.

+ LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de piso emborrachado para absorção de impacto!

Encontre o melhor piso emborrachado!

Esse artigo te ajudou a entender mais sobre os melhores pisos emborrachados disponíveis? Esperamos que sim. A Rubber é uma empresa especializada na produção de pisos para absorção de impacto.

Sempre que um piso é confeccionado, este, passa por diversos testes rigorosos. Tudo para termos a certeza de que ele é tão seguro e eficaz quanto queremos que ele seja. Quer saber mais sobre nosso trabalho? Então clique aqui e entre em contato conosco.

Deixe um comentário