fbpx

blog

Confira nossas últimas matérias

O que um bom piso emborrachado precisa ter?

O que um bom piso emborrachado precisa ter?

O piso emborrachado é um dos revestimentos mais usados em academias, playgrounds, boxes de CrossFit, escolas e até mesmo em áreas externas. Devido à sua alta capacidade de absorção de impacto, resistência e durabilidade, o revestimento se torna perfeito para prevenção de quedas e machucados.

Hoje em dia, podemos encontrar vários tipos de piso de borracha disponíveis no mercado, incluindo o piso emborrachado para absorção de impacto específico para academias. Fora isso, ainda existe uma grande variedade de categorias, com diversas texturas, espessuras e cores.

Desse modo, é possível encontrar o piso emborrachado ideal, dependendo do tipo de aplicação. Vale dizer que não existe um revestimento melhor do que o outro, mas sim, que existem revestimentos diferentes e que atendem a interesses específicos.

E para facilitar ainda mais a sua busca pelo piso emborrachado ideal, o artigo de hoje vai te mostrar o que é necessário para um piso emborrachado ser considerado de boa qualidade, os principais tipos de piso de borracha disponíveis no mercado e como instalar o revestimento. Acompanhe a leitura!

Mas, antes: o que é um piso emborrachado e para que serve esse tipo de revestimento?

Piso emborrachado Rubber PIsos

O piso emborrachado nada mais é que um revestimento desenvolvido a partir da borracha. Há várias opções de pisos emborrachados disponíveis no mercado, cada um, com aplicações e usos distintos.

Para escolher o piso emborrachado ideal, é preciso entender o que você precisa. No caso da Rubber, nossos pisos emborrachados são para absorção de impacto, muito usados em locais como academias, boxes de Crossfit, playgrounds e brinquedotecas.

Nossos pisos são feitos a partir dos resíduos gerados da reciclagem de pneus. Através de processos altamente tecnológicos, a borracha é separada e devidamente tratada, resultando em um material atóxico, durável, e com alta resistência ao desgaste.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano no Brasil, o que equivale a 90 milhões de unidades usadas nos carros de passeio.

Cada pneu demora, em média, 600 anos para se decompor na natureza. Quando o descarte é feito de maneira errada, o impacto ambiental é grande, já que os pneus podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causando danos à natureza e saúde pública.

Por esse motivo, é importante fazer o descarte correto e investir em ações de reaproveitamento da borracha, que contribuem com o desenvolvimento sustentável e a diminuição dos impactos no meio ambiente. A fabricação do piso emborrachado é um exemplo, já que os pneus são devidamente reaproveitados.

Dessa forma, ao utilizar um piso emborrachado, além de você garantir um produto de máxima qualidade, você ainda ajuda na preservação da vida

+ LEIA MAIS: Entenda a diferença entre os pisos de borracha disponíveis no mercado!

Academia, quintal ou playground: onde usar o piso emborrachado?

Rubber Pisos - Academia Piso de borracha

No geral, o piso emborrachado é extremamente versátil e pode ser usado em muitos lugares. Porém, para garantir uma compra satisfatória, é preciso se atentar ao o que você precisa.

Há muitos modelos de pisos emborrachados disponíveis no mercado que possuem variação de espessura e tamanho que podem impactar diretamente na indicação de uso do revestimento. Sendo assim, sempre há um revestimento adequado para à sua necessidade, com espessuras que ajudam na melhor absorção de impacto.

Quanto maior for a espessura do piso (medida em milímetros) mais impacto ele irá absorver. Para quem está procurando um piso para Home Box, por exemplo, a recomendação é o piso Double Impact. Com seus 27 mm de espessura, o piso emborrachado protege você e o chão de sua casa enquanto o seu WOD é aprimorado.

Já para escolas e brinquedotecas, o mais indicado é o piso Slim, com espessuras de 5,5 mm e 11 mm. O revestimento também é ótimo para academias de baixa circulação e clínicas de reabilitação. Os pisos citados, com exceção do Slim, estão em conformidade com a NBR 16.071, norma que regulamenta pisos emborrachados para uso em playgrounds.

A versatilidade do piso de borracha faz com que o material se adapte aos mais diversos locais. Mas reforçando, o local de aplicação do piso emborrachado pode variar, por isso, o ideal é conhecer a sua necessidade, levando em conta o tráfego do estabelecimento, os critérios de segurança e a capacidade de absorção de impacto.

Vale ressaltar que o piso emborrachado pode ser personalizado. Por exemplo, nos playgrounds, as personalizações são pensadas para tornar o ambiente mais atrativo para as crianças, com cores vivas, desenhos e até mesmo algumas brincadeiras, tornando o ambiente mais lúdico e receptivo.

+ LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de piso emborrachado para absorção de impacto!

+ LEIA MAIS: As principais aplicações dos pisos emborrachados

Como instalar o piso emborrachado? Conheça algumas dicas de como colocar o piso

Piso emborrachado

Além da versatilidade de aplicações, o piso emborrachado também é muito fácil de instalar. Em geral, ele pode ser colocado diretamente no contrapiso, sem a necessidade de grandes reformas estruturais. Antes de colar o piso emborrachado, é preciso nivelar o local, para que a superfície fique plana, proporcionando uma instalação uniforme e segura.

Depois do nivelamento é só instalar o piso de borracha alinhado e colar com produto específico. No caso, recomendamos a cola PU 041 bi componente para melhor aderência do piso pois esse tipo de adesivo é pensado exclusivamente para essa finalidade, logo, acaba se tronando um dos mais indicados para esse uso.

Se você quiser saber sobre a instalação do revestimento, separamos um passo a passo de como preparar o contrapiso para aplicação do piso emborrachado. Porém, caso tenha dúvidas do processo, o ideal é procurar um profissional especializado.

Como limpar e o que passar para dar brilho no piso emborrachado?

Piso emborrachado

Embora o piso emborrachado seja reconhecido pela sua alta resistência e durabilidade, é necessário manter alguns cuidados com o revestimento, para que o material mantenha a sua qualidade por longos anos. Durante a limpeza, recomenda-se não usar produtos abrasivos, como o cloro e ácidos, pois eles podem danificar a borracha, comprometendo a integridade do piso.

Por esse motivo, indicamos o uso de detergente neutro, devidamente diluído em água. Para melhor higienização, esfregue o produto com uma vassoura de cerdas macias, com movimentos suaves.

Neste artigo aqui, separamos algumas dicas de como fazer uma limpeza completa do seu piso emborrachado e contribuir com a preservação do revestimento.

Importante ressaltar que dependendo das condições do revestimento e do tempo de uso, vale a pena verificar se não é melhor fazer a troca do piso de borracha. Afinal de contas, com o tempo, é normal que o piso emborrachado fique mais desgastado, fazendo com que o revestimento perca parte de sua capacidade de absorção de impacto.

Além disso, ainda existe a influência externa, que pode danificar o produto. O risco de danificação do piso, bem como de infiltrações e riscos também podem afetar a qualidade do piso. Logo, ao perceber esses sinais, recomendamos que você considere a troca.

Caso você perceba alguma irregularidade no seu piso emborrachado, chame um profissional especializado para uma avaliação. Ou então, você pode comprar algumas placas de reserva, caso haja a necessidade de substituição das placas.

Quais as vantagens e desvantagens do piso emborrachado?

Como vimos, o piso emborrachado tem inúmeras vantagens, incluindo a versatilidade de aplicação, facilidade de instalação e manutenção, além da alta durabilidade, resistência e absorção de impacto.

Como dissemos anteriormente, o piso de borracha é atóxico e fabricado de acordo com a NBR 16071, que versa sobre os requisitos de segurança para pisos absorventes.

O piso emborrachado também tem laudos anti propagação de chamas, dessa forma, ele não propaga os focos de incêndio.

Caso queira adquirir esse revestimento e você possui animais circulando no local de aplicação você deve se atentar a um detalhe: não deixe que eles urinem ou defequem no piso, pois isso pode danificar o produto.

Felizmente, esse problema é fácil de ser resolvido. Ao avistar esses sinais em sua placa, limpe o piso normalmente com água e sabão neutro seguindo as recomendações citadas. Ah! E se possível, ensine para seu bichinho que o piso emborrachado é confortável, mas não é o banheiro dele, nem local de esfregar as unhas.

Diante disso, percebemos que as vantagens do revestimento são muito maiores que as desvantagens, então, pode adquirir a sua placa sem medo.

E quanto ao preço? Vale mesmo a pena a aplicação do piso emborrachado?

Sim, vale muito a pena optar pelo piso emborrachado! Fora todas as vantagens que mencionamos acima, o revestimento também tem um excelente custo-benefício. Afinal de contas, você está fazendo um investimento, já que o produto irá durar por muito tempo e colaborar com a segurança do local.

A Rubber Pisos é uma empresa que desde 2016 produz pisos emborrachados feitos a partir da reciclagem de pneus, garantindo não só a qualidade do nosso produto, como também, um dando um passo importante para o desenvolvimento sustentável.

Caso queira conhecer mais de nosso trabalho e produtos, você pode fazer um orçamento, sem compromisso,  do piso emborrachado diretamente com a gente. Entre em contato com a Rubber Pisos e conheça as nossas  condições!

Deixe um comentário