fbpx

blog

Confira nossas últimas matérias

Piso contínuo: guia completo deste piso emborrachado

Piso contínuo: guia completo deste piso emborrachado

Muitas vezes, escolher o piso emborrachado ideal pode ser bem complicado, principalmente quando falamos de pisos para serem usados ao ar livre, pois as exigências de qualidade do piso precisam ser compatíveis com as necessidades que as áreas externas demandam. E é ai que entra a proposta do piso contínuo.

Diferente dos pisos emborrachados que costumam ser indicados para área interna, os de área externa, além de absorver bastante impacto e ter a espessura adequada, precisam ser mais resistentes a intempéries, antiderrapantes, ergonômicos e de fácil limpeza e manutenção.

Dessa forma, o piso contínuo da Rubber Pisos se mostra o ideal para essa finalidade. Por isso, no artigo de hoje falaremos mais detalhes sobre o nosso piso contínuo, incluindo detalhes de aplicação, personalização, limpeza e muito mais! Boa leitura.

Piso contínuo: o que é?

Piso contínuo - playground e área externa

Em resumo, o piso contínuo da Rubber é um tipo de piso emborrachado feito a partir da reciclagem de pneus, comumente usado para aplicações em playgrounds, jardins e pátios de escolas.

Uma das principais características visuais que difere o piso contínuo dos outros pisos da Rubber é o fato de que o piso contínuo não é vendido em placas separadas como os demais. Então, você não vê uma “divisão” no piso.

Logo, para maior praticidade de aplicação, é importante que a metragem total do piso corresponda, exatamente, com a metragem total do lugar em que ele será aplicado.

Se você pretende usar o piso contínuo em seu espaço, pode ficar em paz, pois a chuva não será um problema. Um dos diferenciais de funcionalidade é que o piso contínuo é capaz de drenar a água que cai sobre ele para o solo.

Além disso, por ser altamente drenante, o piso contínuo não apresenta problemas com formação de poças. Pois mesmo molhado, ele mantém suas propriedades antiderrapantes. É muita segurança e tecnologia em um piso só!

Qual é o amortecimento de impacto do piso contínuo?

O grau de amortecimento de impacto do piso contínuo varia conforme a sua espessura. De modo geral, quanto mais espesso for o piso, maior impacto ele irá absorver.

Na Rubber, vendemos pisos contínuos de espessuras de 20 mm, 30 mm e 40 mm.

Porém, para que você faça uma ótima compra, é preciso saber qual é o tipo de absorção de impacto que a sua área externa demanda, e a partir disso, encontrar o piso contínuo ideal.

Caso a sua intenção seja aplicar o piso emborrachado em um playground, uma boa ideia é considerar a altura máxima de queda que pode ocorrer em seu parquinho.

Após a medição, você consegue estabelecer uma relação entre a altura de uma possível queda com a espessura que é capaz de absorver o impacto que a queda demandar. Para facilitar seu entendimento, deixaremos essa relação abaixo:

Piso contínuo - relação entre queda e capacidade de absorção de impacto

Além disso, os pisos contínuos da Rubber estão em conformidade com a NBR 16071, norma que regulamenta condições para que os pisos sejam considerados seguros. Essa é mais uma forma de atestar que o piso contínuo é um investimento seguro e de qualidade.

Personalização: deixe seu piso emborrachado com a sua cara

Quer se destacar ou simplesmente deixar a sua área externa com um visual mais animado? Que tal uma personalização? Existem várias ideias para piso decorado e todas elas têm o mesmo objetivo: acrescentar um visual a mais ao local. E quando pensamos em playgrounds e escolas, a personalização é um fator que pode ser ainda mais importante.

A variação de tonalidades e desenhos, por si só, já atraem bastante a atenção das crianças. Segundo artigo publicado no blog Villa Global Education, as cores contribuem para o desenvolvimento da fala, do raciocínio da coordenação motora e de várias outras habilidades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança. Colorações e tonalidades vibrantes como o vermelho, amarelo e laranja são as que mais contribuem para esses efeitos.

Na personalização do contínuo você pode deixar a sua imaginação fluir, pensando em diversos tipos de desenhos e combinações de cores que deixarão o seu playground perfeito. Investir em uma boa personalização do piso é uma oportunidade para estimular ainda mais o aprendizado das crianças e deixar a área externa com um toque mais profissional.

+ LEIA MAIS: Como montar um playground completo e seguro: passo a passo para construir um parquinho infantil

Como fazer a instalação do piso contínuo

Piso contínuo - aplicação

O piso contínuo é um piso emborrachado pensado para ser instalação ao ar livre. Ele pode ser aplicado tanto em concreto quanto diretamente na terra, o que implica em diferenças no método de instalação. Devido à complexidade, a aplicação deste piso deve ser feita por uma equipe especializada, para garantir o amortecimento de impacto ideal do seu novo piso contínuo.

Instalação na terra

Em linhas gerais, se você deseja aplicar o seu piso contínuo diretamente na terra, é preciso que o solo esteja muito bem preparado. Para que o piso seja instalado corretamente, a terra precisa ser compactada, com um rebaixo de 20 mm mais o valor da espessura do piso que será utilizado.

Por exemplo, se você deseja aplicar um piso de 20 mm, é preciso um rebaixo de 40 mm (20 mm do rebaixo exigido e os 20 mm da espessura para o encaixe perfeito). Dessa forma, o piso contínuo fica nivelado com os pisos que estiverem ao entorno.

Outro fator que precisa ser considerado na instalação do piso contínuo é uma área de contenção. Para ela, deve ser usado um material rígido e sua profundidade deve ser equivalente ao rebaixo comentado acima. Então, se você irá usar um piso de 20 mm, e seu rebaixo total será de 40 mm, a área de contenção também possuirá 40 mm.

Sabe os 20 mm de rebaixo que falamos no começo? Então, ele é para a aplicação do pó de brita, que é responsável por ser um intermediário entre a terra e o piso contínuo. Após fazer a compactação do solo, contenção e a compactação do pó de brita, finalmente, o piso contínuo pode ser aplicado.

Instalação no concreto

Esse modo de instalação do piso contínuo é um pouco menos complexo do que o anterior, mas ainda exige bastante do aplicador. O contrapiso de concreto precisa conter caídas de água e ralos de escoamento. Esses ralos, precisam ser cobertos por uma tela malha 10.

Aqui, não precisamos nos preocupar com a compactação do solo ou em intermediários, mas a contenção precisa ser feita. Dessa vez, a profundidade da contenção deve ser equivalente a espessura do piso a ser aplicado.

Deu para ver que o processo é bem trabalhoso, não é? Mas garantimos que vale muito a pena. Por isso, enfatizamos, recomendamos que a aplicação seja feita por profissionais.

+ LEIA MAIS: Cola para piso de borracha – Saiba como colocar em concreto a melhor cola PU

Limpeza e manutenção

A limpeza é fundamental tanto para que a vida útil do seu piso contínuo seja longa e evite o desgaste precoce quanto para a saúde de quem frequentar o local em que o piso estará aplicado. Para higienizar o piso emborrachado de forma completa é preciso tirar o excesso da sujeira dele com uma vassoura de cerdas macias. Depois disso, esfregue-o com um pouco de água e sabão neutro.

Por último, no caso do piso contínuo, pode ser utilizado uma mangueira com bico em V para lavagem do excesso de sabão. Além disso, caso você queira uma sanatização rápida, visando a prevenção maior contra o Coronavírus você também pode borrifar no contínuo uma mistura contendo 20% do álcool para 80% de água.

Ou seja, se você for utilizar 1 litro da mistura para sanitizar as suas placas, você precisará de 200 ml de álcool 70% e 800 ml de água. Usar mais álcool 70% do que o recomendado pode danificar a durabilidade da placa. A limpeza aliada a sanitização vai garantir que o seu piso contínuo esteja seguro para desempenhar a sua função com eficácia e uma excelente durabilidade.

OBS: Dispense o uso de qualquer tipo de produto abrasivo, como cloro ativo e ácido. Eles costumam desbotar a cor do piso de borracha e reduzem a vida útil do revestimento.

+ LEIA MAIS: Como limpar piso emborrachado encardido: saiba como dar brilho e remover cola!

Os animais podem danificar o piso contínuo?

Pets e pisos emborrachados

 

Caso animais costumem circular no local de aplicação do piso, se atente, pois a urina e fezes dos bichinhos podem danificar a estrutura do piso. Portanto, ao avistar algo nesse sentido, limpe o piso contínuo imediatamente seguindo os protocolos citados acima. Quanto mais cedo você retirar as fezes e urina do local, menor será a chance de aparecer manchas e outros prejuízos no piso.

+ LEIA MAIS: Pets e pisos emborrachados: cuidados extras para quem tem animais em casa

Onde encontrar o piso contínuo?

A Rubber Pisos é uma empresa especialidade na confecção e venda de pisos emborrachados para amortecimento de impacto. O piso contínuo é uma de nossas criações pensadas para a maior eficiência em absorção de impacto em áreas externas e pode ser encontrado em diversas espessuras, cores e personalizações diferentes. Quer saber mais detalhes sobre este e mais pisos de borracha da Rubber? Então entre em contato com a gente e faça um orçamento sem compromisso!

 

Deixe um comentário