Piso Emborrachado – como escolher o piso de academia ideal?

Piso Emborrachado – como escolher o piso de academia ideal?

Descobrir qual é o piso emborrachado ideal para a sua academia nem sempre é uma tarefa muito fácil. Principalmente se você não faz ideia de quais opções são as mais indicadas para o setor desejado.

A boa notícia é que no mercado existe um tipo de piso de academia indicado para cada necessidade, basta levar em consideração alguns fatores como absorção de impacto, durabilidade e segurança.

A seguir você verá as principais características dos pisos emborrachados, quais são os tipos existentes e como é a instalação e a limpeza correta deles. Portanto, se você quer eliminar suas dúvidas antes de comprar, continue com a gente e aprenda a escolher o piso ideal.

Quais as principais características de um bom piso emborrachado

Embora tenha sido criado inicialmente para convivência e recreação infantil em playgrounds, escolas, brinquedotecas, também em áreas de lazer, entre outras aplicações, o piso de borracha atende as demandas de academias e box de crossfit, já que possui atributos que justificam o seu uso também nesse tipo de ambiente.

Matéria-prima

Os pisos de borracha geralmente são produzidos com materiais naturais, sintéticos ou reciclados, sendo esse último a melhor opção, pois são criados com resíduos gerados na fabricação e reciclagem de pneus, onde as borrachas são rigorosamente selecionadas, tratadas e transformadas por meio de tecnologia limpa e sustentável.

Um piso emborrachado reciclado pode ser aplicado em pisos de cerâmica, madeira, cimento, entre outros sem ter a necessidade de removê-los. E por não gerar resíduos, ele se torna economicamente mais vantajoso.

Segurança

Uma das características que com certeza você deve levar em consideração é a segurança do piso. Afinal, pessoas vão circular e se exercitarem pelo espaço, podendo ocorrer o risco de caírem e se lesionarem.

No momento da compra, verifique a capacidade de absorção de impacto do piso. Uma dica é perguntar ao vendedor sobre a espessura, geralmente, quanto maior a espessura do piso, maior a sua eficácia na absorção.

Certifique-se também se o material é antiderrapante e prefira por ele. Melhor evitar futuras complicações com escorregões dos alunos da academia.

Algo de extrema import̢ncia ̩ saber se o piso emborrachado possui algum certificado t̩cnico de credibilidade e segue os padr̵es da ABNT, como, por exemplo, o NBR 16071-3:2012 Playgrounds РParte 3: Requisitos de seguran̤a para pisos absorventes de impacto.

E quando se fala sobre segurança, nunca se deve descartar a possibilidade de um incêndio acidental. Por isso, também procure por um piso emborrachado que possua um laudo que atesta a sua característica ante propagação de chamas

Atóxico

Tome muito cuidado ao escolher pisos com qualidade inferior, muitos deles contêm metais, que podem fazer mal às pessoas.

Opte por um piso emborrachado de qualidade superior feito de material atóxico, evitando agressões à saúde.

Durabilidade

Pisos fabricados a partir de resíduos de pneus e que usam resinas adequadas em sua produção tendem a durar mais tempo.

Quando bem instalado e cuidado, o piso de borracha pode durar por muitos anos, mas não se deve esquecer de fazer a sua manutenção.

É importante sempre seguir as orientações de uso e limpeza informados pelo fabricante.

Uma dica é evitar arrastar móveis e materiais pesados sobre o piso, isso compromete a sua superfície.

Sustentabilidade

A demanda por produtos e serviços sustentáveis tem crescido nos últimos anos. As pessoas estão interessadas em saber se uma marca ou empresa adota esse tipo de política.

Isso é bom porque estamos criando um mundo ecologicamente melhor. Logo, contribuir para essa mudança deve fazer parte dos seus planos.

Como citado, os pisos de borracha produzidos com materiais reciclados são uma excelente opção justamente porque são fabricados com tecnologia limpa e sustentável.

Nunca deixe de verificar a procedência do material com o fabricante, independentemente do tipo de piso emborrachado que for adquirir. Aproveitando, vamos ver na sequência quais são as opções disponíveis no mercado.

Quais são os tipos de pisos emborrachados mais comuns

Apesar de parecerem semelhantes, os pisos de borracha possuem fatores entre si que justificam o uso ideal para cada objetivo. Eles podem ser colados ou clipados e ainda são vendidos no formato de placas, facilitando a sua instalação. Veja quais são os tipos de piso para academia.

Piso pastilhado ou moeda

Esse é o tipo mais comum de piso de borracha. Geralmente é encontrado em locais públicos devido a sua superfície antiderrapante.

Porém, o piso pastilhado ou moeda é simplesmente um revestimento, portanto sua capacitado de absorção de impacto é quase nula. É mais indicado para áreas de transição de pessoas e de peso estático.

Pisos liso e mosaico

Muito versátil, o piso emborrachado liso possui alta capacidade de absorção de impacto e é muito seguro.

Piso antiderrapante

Reconhecido pela sua principal característica, o piso antiderrapante é ideal para locais de fluxo intenso de pessoas e para escadas.

O ideal é que todo tipo de piso, independentemente do local a ser aplicado, possua essa capacidade de ser antiderrapante, assim é possível evitar tombos.

Em geral, os pisos emborrachados são fáceis de instalar e possuem superfícies de fácil limpeza e baixa manutenção. É o que veremos adiante.

Como instalar e limpar os pisos emborrachados

Ao contrário do que se pensa, instalar e limpar um piso emborrachado não é um bicho de sete cabeças, é bem simples. Veja.

Instalação

O piso emborrachado pode ser instalado apenas aplicando pressão sobre as placas, utilizando um sistema de clipes, ou ainda pode ser colado com cola PU bi componente.

Limpeza

Assim como qualquer local da academia, manter uma limpeza regular pode garantir mais tempo de vida e melhores condições de uso dos pisos.

Apenas um pano com um pouco de detergente neutro já consegue retirar a sujeira do piso. Tome cuidado ao usar produtos químicos como solventes, eles podem diminuir a aderência e o tempo de vida do piso.

Na dúvida, siga as ações informadas pelo fabricante para manter o seu piso sempre em bom estado de conservação.

Chegou a hora de escolher seu piso de academia

Com base no que foi apresentado, descobrir qual o piso ideal para usar em uma academia se tornou mais fácil.

Você viu quais são as principais características de um bom piso emborrachado, como segurança, durabilidade e sustentabilidade; os tipos mais comuns deles, liso ou antiderrapantes; além de entender como você mesmo pode mantê-lo em boas condições de uso.

E o mais importante, levar em consideração a boa qualidade de um produto, não se basear apenas no seu preço.

Agora que você está apto para fazer a sua escolha, a sua academia merece o melhor piso de borracha reciclada. Faça o seu orçamento com a gente.

Deixe um comentário