Qual a diferença entre o piso de borracha reciclada e o piso de borracha não reciclada?

Sumário

A borracha natural, derivada do látex das seringueiras, é usada como matéria-prima para uma infinidade de produtos, como revestimentos, pisos, luvas cirúrgicas e, até mesmo, balões de festa. Apesar de muito versátil e resistente, 70% de toda borracha é enviada para a produção de pneus. Só em 2017, mais de 1,07 milhão de toneladas de pneus foram fabricadas, conforme o Relatório de Pneumáticos do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Como consequência disso, o descarte irregular de pneus tornou-se um problema global. Isso porque o tempo de decomposição da borracha varia de acordo com a composição, mas pode chegar a até 1 milhão de anos, devido ao processo de vulcanização.

Além disso, normalmente a borracha dos pneus é misturada com outras substâncias, como o enxofre, que causa danos não só ao meio ambiente, mas também à saúde pública. Só o Brasil, registra mais de 20 milhões de unidades de pneus descartadas por dia.

Por isso, uma alternativa viável é a reciclagem dos pneus para a produção de novos artigos, como os pisos de borracha reciclada. Conheça mais sobre o produto no artigo de hoje!

4 vantagens do piso de borracha reciclada

Como é feito o piso de borracha reciclada

Desenvolvido a partir de resíduos gerados na transformação e da borracha de pneus descartados, o piso de borracha reciclada é ecológico e sustentável. A matéria-prima é devidamente selecionada por uma tecnologia limpa que resulta em revestimentos de alta performance e atóxicos.

A principal vantagem está justamente no reaproveitamento dos pneus descartados, colaborando para o descarte correto da borracha e a preservação da natureza.

Mas há muitas outras vantagens do piso de borracha reciclada. Confira algumas delas abaixo!

1 – Alta absorção de impacto

Os pisos oriundos de pneus reciclados possuem uma excelente absorção de impacto, por causa da alta maleabilidade e maciez tátil da borracha granulada. Isso ajuda a diminuir possíveis atritos nas articulações do corpo, principalmente nos joelhos.

Os revestimentos Mediun Impact e Large, com 15mm de espessura, são especialmente recomendados para academias, playgrounds e escolas; enquanto o High Impact e o Double Impact, com 20mm e 27mm, respectivamente, para boxes de CrossFit.

2 – Segurança para crianças

Além de diminuir o atrito e absorver impactos, o piso de borracha reciclada é conhecido pela segurança, afinal, a reciclagem da borracha também elimina a presença de metais e outras substâncias que causam irritabilidade, alergia e intoxicação em crianças.

3 – Durabilidade e resistência

Comparado a outros revestimentos tradicionais, o piso de borracha reciclada tem maior durabilidade e resistência, com capacidade para suportar o fluxo constante de pessoas, presença de equipamentos pesados e intempéries.

Para aumentar a vida útil do revestimento, basta fazer a limpeza com água neutra e sabão, de modo simples e prático.

4 – Facilidade de instalação

O piso de borracha reciclada pode ser instalado diretamente no contrapiso, sem a necessidade de grandes reformas estruturais no local. Normalmente, utiliza-se a Cola PU 041 Bi Componente para a adesão do revestimento ao chão.

Os pisos têm um design personalizado, quer dizer que é possível criar um ambiente criativo, diferenciado e totalmente decorado. Para as escolas e playgrounds, a opção pode criar formas, reproduzir desenhos e recortes, tornando o espaço muito mais lúdico.

+ LEIA MAIS: Contínuo, seguro e multifuncional com design moderno para sua empresa ou para sua área de lazer

+ LEIA MAIS: Segurança vem primeiro: por que aplicar pisos de borracha no playground?

Mas, por que optar pela borracha reciclada?

Segundo dados da Reciclanip, mais de 3,7 milhões de toneladas de pneus foram reciclados nos últimos anos. Apesar de ser uma grande quantidade, ainda é preciso contribuir mais para a reutilização da borracha, visto o grande impacto ambiental e os riscos à saúde pública.

Fora a poluição do solo, rios, lagos e lençóis freáticos, o descarte incorreto de pneus pode gerar o acúmulo de sujeiras e água parada, em um ambiente adequado para a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes Egypt.

Por isso, optar pelo uso de produtos reciclados é ajudar na redução dos impactos à natureza, preservação do meio ambiente e qualidade da saúde dos seres humanos, plantas e animais.

Ao investir em produtos sustentáveis, como é o caso do pneu de borracha reciclada, também é possível colaborar com o futuro das gerações, sem prejudicar o desenvolvimento econômico contemporâneo, visto que o próprio viés da sustentabilidade é preservar os recursos naturais com inteligência.

Embora o uso de revestimentos emborrachados reciclados seja recente no Brasil, a eficiência desses materiais já é conhecida em países da Europa e nos Estados Unidos. A tendência, portanto, é aumentar cada vez mais a reutilização de pisos de borracha reciclada em território nacional.

Conheça os pisos reciclados da Rubber!

A Rubber Pisos é uma empresa voltada para a produção de pisos em borracha reciclada para absorção de impacto. Um dos nossos princípios é justamente a sustentabilidade e, por isso, trabalhamos com revestimentos gerados na produção e reciclagem de pneus descartados.

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e conhecer nossos produtos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Newsletter
INSCREVA-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS!

Rubber Pisos

Entre em contato pelo Whatsapp