fbpx

blog

Confira nossas últimas matérias

Qual máscara devo usar para ir à academia? Veja o que uma boa máscara precisa ter

Qual máscara devo usar para ir à academia? Veja o que uma boa máscara precisa ter

A pandemia da Covid-19 exigiu o uso de máscara inúmeras atividades cotidianas, incluindo na hora de fazer exercício físico. No entanto, escolher qual máscara usar para ir à academia é um desafio, já que é preciso escolher um material seguro e, ao mesmo tempo, confortável.

Mesmo assim, os praticantes de atividades físicas ficam com muitas dúvidas sobre qual máscara usar para ir à academia, se faz mal malhar de máscara, os cuidados ao treinar e se o uso da proteção diminui a performance.

O artigo de hoje irá trazer algumas dicas sobre qual máscara usar para ir à academia, para que você se proteja e não prejudique sua rotina de treinos. Acompanhe a leitura!

Cuidados ao treinar: saiba qual máscara devo usar para ir à academia

Celeiro - Qual máscara usar para ir à academia

Ainda não existe uma regulamentação para o uso de máscara para academia, apenas as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo a presença de um elástico resistente e ajustável, bem como a confecção com um material que não dificulte tanto a respiração ou cause problemas alérgicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a máscara ideal deve ter três camadas: uma dupla de algodão (não muito pesada), em conjunto com a camada central de TNT (tecido não tecido). No entanto, há quem diga que elas são incômodas para o treino.

Sendo assim, as máscaras feitas com tecido de algodão são as mais recomendadas para a atividade física. Porém, a máscara de treino deve ter, pelo menos, uma camada dupla, com um revestimento interno de algodão menos trançado, de 90 fios por polegada, para absorver a umidade do suor.

A camada externa deve ser confeccionada com algodão mais trançado, de preferência com 180 fios por polegada, para minimizar a passagem de gotículas. Inclusive, é possível encontrar máscara esportiva com todas essas especificações, próprias para os atletas.

Faz mal malhar de máscara? Ela diminui da performance da atividade física?

Uma das grandes dúvidas dos atletas e praticantes de exercícios é se faz mal malhar de máscara, já que ela pode dificultar a respiração e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos do corpo.

Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Cardiologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, saber qual máscara usar para ir à academia também é uma forma de escolher o artigo que não vai atrapalhar o seu desempenho na atividade física.

A pesquisa comparou a máscara cirúrgica e a FFP2/N95, verificando suas respostas cardiopulmonares e metabólicas durante o exercício físico. De acordo com os testes, ambas máscaras reduziram a performance dos praticantes.

Entretanto, a máscara FFP2/N95 teve efeitos negativos mais acentuados, principalmente em atividades físicas mais intensas, como correr.

Qual a melhor máscara esportiva para pessoas com insuficiência cardíaca e problemas respiratórios?

Pessoas com insuficiência cardíaca e problemas respiratórios precisam redobrar os cuidados na hora de escolher qual máscara usar para ir à academia. Isso porque, dependendo do tipo de treino, o funcionamento cardiorrespiratório pode sobrecarregar o coração e os pulmões, causando dificuldades para respirar.

Contudo, não há nenhuma comprovação científica que a máscara é a grande “vilã” da prática de exercícios físicos, mesmo para os cardiopatas.  Inclusive, indivíduos com problemas no coração e respiratórios devem redobrar esses cuidados, pois tendem a sofrer sintomas mais graves da Covid-19.

Durante a pandemia, percebeu-se que hipertensos, asmáticos e diabéticos estão entre os mais afetados negativamente pelo novo coronavírus.

Portanto, se você possui as doenças citadas, converse com o seu médico e com o seu personal trainer, pois este detalhe precisa ser levado em consideração.

+ LEIA MAIS: Volte com tudo no pós-pandemia! Veja dicas de como higienizar o seu espaço fitness

Para que serve a máscara esportiva? Veja qual máscara usar para ir à academia e qual comprar

Crossfit Celeiro - Qual máscara usar para ir à academia

Mais do que saber qual máscara usar para ir à academia, é importante conhecer para que serve o acessório e a sua importância no controle da pandemia da Covid-19.

Isso porque elas servem para barrar as gotículas infectadas, evitando que o vírus se espalhe para outras pessoas. No entanto, as máscaras não são as únicas protagonistas para controlar o coronavírus, outros cuidados também são importantes, como higienizar bem as mãos, evitar tocar nariz, boca e olhos ao sair de casa, além de manter uma rotina saudável.

No momento da realização dos exercícios físicos, além de escolher qual máscara usar para ir à academia, é necessário tomar alguns outros cuidados, como lavar bem os equipamentos e as mãos com álcool em gel, bem como evitar o revezamento dos aparelhos e manter a distância de até 1,5 metros de outras pessoas.

Além disso, caso observe problemas respiratórios, falta de olfato ou paladar, febre e tosse, é importante permanecer em casa e procurar ajuda médica, para verificar se houve algum tipo de contágio.

Sendo assim, vale a pena investir em uma máscara de algodão para praticar atividades físicas e, ao mesmo tempo, seguir os protocolos de saúde, para evitar o contágio e maior infecções pelo novo coronavírus.

+ LEIA MAIS: Como montar um Home Box completo: garanta a qualidade do seu WOD!

Os principais cuidados com a sua máscara esportiva depois de decidir qual máscara devo usar para ir à academia

Depois de escolher qual máscara usar para ir à academia, é necessário tomar os devidos cuidados para manter o acessório em bom estado, garantindo que ele tenha efeito contra a Covid-19.

A primeira dica é trocar a máscara a cada 40 minutos ou até menos, dependendo da intensidade da atividade física. Ao sentir o tecido úmido, também deve-se fazer a troca. Por isso, leve mais de uma máscara com você ao ir até à academia.

Descarte a sua máscara da maneira correta, evitando tocar na parte frontal do tecido. Sempre lave as mãos depois de realizar a troca do acessório.

Caso a sua máscara permite a reutilização, lembre-se de fazer a higienização correta, lavando-a logo após a prática da atividade física e, de preferência, passando o tecido a seco. Nunca reutilize máscaras projetadas para uso único (como os modelos cirúrgicos).

Ao decidir qual máscara usar para ir à academia verifique a sua adaptação. Caso sinta algum desconforto, diminua a intensidade, tanto para os exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos.

E agora, sabe qual máscara usar para ir à academia? Faça a melhor escolha e não deixe de praticar exercícios físicos com regularidade! Acompanhe mais conteúdos no blog da Rubber.

Deixe um comentário