fbpx
Quanto custa montar uma academia? Veja se vale a pena investir e qual é o lucro de uma academia!

Quanto custa montar uma academia? Veja se vale a pena investir e qual é o lucro de uma academia!

Os dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o sedentarismo são preocupantes. Só no Brasil, 47% da população não pratica os 150 minutos recomendados para ter uma vida mais ativa e saudável.

Se por um lado a situação não é das melhores, por outro também é uma potencial oportunidade para o mercado, demostrando que vale a pena investir em negócios voltados para saúde e bem-estar.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre quanto custa montar uma academia, qual o lucro e quais modalidades de esporte são procuradas nos espaços fitness.

Mas, afinal, quanto custa montar uma academia particular?

O Brasil é um dos países que mais investe em academias de musculação e de CrossFit e acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad), são mais de 33.157 em todo o Brasil, com cerca de 8 milhões de alunos.

Mas, quando custa montar uma academia? Vale a pena investir em um mercado tão concorrido?

A resposta é sim, vale a pena!

Como mostramos anteriormente, apesar do grande investimento em espaços fitness, o mercado brasileiro ainda tem um potencial enorme para receber novas academias, de diferentes modalidades.

Para saber quanto custa montar uma academia, conhecer o seu público!

Não tem uma receita pronta para saber quanto custa montar uma academia. Afinal, o preço de investimento em uma academia em condomínio é bem diferente de um espaço de musculação em um bairro humilde, por exemplo.

Isso não quer dizer que um estabelecimento é melhor que o outro. Ao contrário, para saber quanto custa montar uma academia, você precisa definir seus objetivos e conhecer o seu público, para então ter um negócio próspero e rentável – independentemente do preço de investimento inicial.

Por isso, saber quanto custa montar uma academia envolve uma série de variáveis, mas principalmente saber quem é o seu público e quanto ele está disposto a pagar de mensalidade pelos seus serviços.

Abaixo, separamos alguns dos estabelecimentos mais procurados, para você ter uma base de quanto custa montar uma academia, dependendo da modalidade preferida pelos seus alunos.

Quanto custa montar uma academia de CrossFit?

Quanto custa montar uma academia de CrossFit

A “onda” do CrossFit chegou para ficar e muitas pessoas estão procurando por esses espaços, que prometem integrar treinamento funcional de alta intensidade, com condicionamento físico e resistência muscular.

Para saber quanto custa montar uma academia de crossfit, é necessário saber que, em primeiro lugar, o Crossfit é uma marca, criada pela organização americana de Greg Glassman. Por isso, para usar esse nome, você precisa pagar uma anuidade de US$ 2 mil.

Além dessa taxa, você precisa arcar com os custos de qualquer outra academia, como adaptação do local, certificação dos profissionais, aquisição de equipamentos e instalação de revestimentos adaptados à prática do CrossFit.

Quanto custa montar uma academia de artes marciais e de jiu jitsu?

Uma das vantagens de montar uma academia de artes marciais e de jiu jitsu está no baixo investimento em equipamentos e aparelhos. Afinal, diferentemente das academias tradicionais, a maioria das lutas precisam só de um tatame, espaço, saco de pancadas, luvas e protetores.

Sendo assim, ao fazer um planejamento de quanto custa montar uma academia de artes marciais e jiu jitsu, você provavelmente terá uma economia maior em comparação com os gastos iniciais de uma academia de musculação box de CrossFit, por exemplo.

No entanto, você precisa dar uma atenção especial ao local das lutas.

Escolha um espaço amplo para que os alunos possam executar todos os movimentos durante o treino e tenha revestimentos de qualidade, para absorção de quedas.

Quanto custa montar uma academia de musculação em condomínio?

As academias em condomínios se tornaram febre nos últimos anos, ainda mais com o crescimento no número de empreendimentos imobiliários completos, para que os moradores não precisem sair de casa.

Apesar de muitas pessoas acharem que o preço de investimento pode ser alto, um bom planejamento para saber quanto custa montar uma academia de musculação em condomínio pode ser fundamental para economizar um bom dinheiro.

Uma alternativa é optar pela locação de equipamentos, ao invés da compra. Isso porque, dependendo do síndico, a academia pode passar por alterações. Por causa disso, o aluguel acaba facilitando a vida na hora de planejar quanto custa montar uma academia de musculação em condomínios.

Quanto custa montar uma academia de natação pequena?

Aos amantes dos esportes aquáticos, saber quanto custa montar uma academia de natação, mesmo que pequena, pode ser um dos planejamentos mais complexos dos espaços fitness.

Embora no planejamento para saber quanto custa montar uma academia de natação não conste os equipamentos mais caros, como esteiras, bicicletas, entre outros aparelhos ergométricos, é necessário considerar os custos para construção e manutenção das piscinas.

+ LEIA MAIS: Como atrair alunos para academia e como resgatar ex alunos de musculação

Para quem quiser trabalhar com o público infantil, o recomendável é ter pelo menos duas piscinas: uma com tamanho menor (aproximadamente de 4 x 8 metros), com profundidade máxima de 1,30 metro para crianças até seis anos; e outra com tamanho maior (8 x 17 metros), com a mesma profundidade, para crianças até 12 anos.

Além disso, para saber quanto custa montar uma academia de natação, mesmo as menores, é preciso levar em consideração a presença de banheiros e vestiários, que são indispensáveis para as modalidades de esportes aquáticos.

Qual é o lucro de uma academia? Vale a pena investir no negócio?

Atualmente, a indústria de atividades físicas é responsável pela movimentação de U$ 2,1 bilhões no Brasil (equivalente a R$ 9,2 bilhões na cotação do dia 19/02/2020). Esse montante é considerado a maior receita da América Latina e a terceira de todas as Américas.

Portanto, mesmo que você tenha dúvidas de quanto custa montar uma academia, seja ela de crossfit, de musculação, de artes marciais, de natação, de jiu jitsu ou até mesmo em condomínios, as chances de obter um retorno positivo são muito grandes!

Além disso, para quem deseja montar um plano para saber quanto custa montar uma academia com pouco dinheiro, há muitas opções no mercado, incluindo as inúmeras redes de franquias dos espaços fitness.

Você ainda pode incrementar o seu investimento com algumas aulas, na própria academia. Atividades como yoga, dança e novas modalidades de luta ganham cada vez mais espaço e contribuem para aumentar o retorno do seu investimento.

Deixe um comentário